Pelas regras atuais do serviço, o condutor precisa ter um veículo preto, com até quatro anos de usoTodos devem ter bancos de couro e ar-condicionadoModelos de alto padrão são bem-vindosPorém, o principal diferencial da plataforma é o valor cobrado, que pode ser simulado pelo siteEntre a sede do EM, no Bairro Funcionários, e o número 600 da Rua Guaicuí, no Bairro Luxemburgo, por exemplo, a estimativa de preço é de R$ 12,52Com o táxi, o custo subiria para R$ 14,50 – 15,8% a maisO motorista do Uber oferece água e promete atendimento diferenciado.
À primeira vista, o aplicativo parece apresentar apenas benefíciosMas pode esconder armadilhas, como a formação de frotas de carros particulares
E o Uber incentiva longas jornadasSegundo um motorista cadastrado pelo aplicativo, a empresa dá bônus a condutores que atingem metasEm uma delas, quem cumpre 50 viagens por semana recebe R$ 300Ele conta que de domingo a quinta o número de corridas é reduzido“Fica entre 15 e 20”, dizSexta e sábado, no entanto, muitos passam mais de 12 horas ao volante, até conseguir cumprir o mínimo estipuladoOutro formato de bônus é dado em dias de baixo número de motoristas onlineO Uber lança campanhas para quem permanecer conectado por certo número de horas e alcançar um mínimo de corridas, afirma o motorista
Depois do problema com os taxistas em BH, o motorista decidiu interromper os serviços, esperando que a tensão diminuaMas ainda participa das reuniõesNa semana passada, no novo escritório da empresa em BH – bem mais luxuoso que o antigo –, a companhia informou que em até três meses o aplicativo deve ser regulamentado na capital mineiraA reforma de carros danificados em confrontos foi bancada pelo UberO proprietário de um Corolla recebeu R$ 13 mil, em dinheiro, para consertar os danos causados por taxistas.
Nos Estados Unidos, a relação entre motorista e a empresa dona do aplicativo é questionadaUma decisão da Justiça trabalhista obrigou o Uber a pagar despesas de uma mulher que sustentou ter vínculos empregatícios com a empresaO problema é apenas um dos tantos enfrentados pela startup mais valorizada do planeta – avaliada em US$ 40 bilhõesMundo afora, as questões, tensões e conflitos evidenciados em BH nos últimos dias se repetem
Fora isso, diferentemente da frota de táxi, os veículos cadastrados pelo Uber não são obrigados a passar por vistorias anuais, o que, apesar da frota mais moderna, não impede problemasA empresa de tecnologia exige apenas a assinatura de um programa de assistência de proteção a passageirosO condutor também deve passar por exame psicotécnico no Detran, para que conste na carteira o fato de ser remunerado como motorista.
O consultor em transporte e trânsito Paulo Rogério Monteiro crítica a bandeira levantada pelos defensores do aplicativo, de que se trata de uma alternativa à má qualidade do transporte por táxi“Então, se uma linha de ônibus é ruim, eu vou criar um sistema para suprir?”, questiona, classificando o modelo do Uber como “clandestino por excelência”Segundo Monteiro, o serviço não tem o respaldo jurídico de um sistema regulamentado“Para entrar no serviço de táxi, o motorista teve que atender a uma série de regras, e pode ser punido se não cumpri-lasNo caso de um problema (com um condutor do Uber), quem vai resolvê-lo?”, pergunta o especialista.