Jornal Estado de Minas

Filhote de tamanduá bandeira é resgatado por ciclista na zona rural de Uberlândia; vídeo

Vídeo mostra um outro filhote que foi resgatado na última quarta-feira 'chorando' após perder a mãe atropelada

Maíra Cabral
Filhote de tamanduá de aproximadamente um mês estava sem a mãe em uma plantação - Foto: Polícia Militar do Meio Ambeinte/Divulgação
Um filhote de tamanduá bandeira foi resgatado por uma ciclista em uma plantação às margens da BR-452, na zona rural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na manhã deste domingo. O choro do animal, de aproximadamente um mês de vida, chamou atenção da mulher que fazia um passeio na região de Cruz Branca.

De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, ela foi orientada pelos militares a levar o filhote, que estava sem a mãe, até o quartel de onde foi encaminhado para o setor de animais silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. O animal deve permanecer no hospital até completar seis meses de vida para então ser solto em uma das reservas da região.

Segundo o sargento Eduardo Venâncio, esta é a terceira ocorrência envolvendo resgate de tamanduás na região. Na última quarta-feira, um filhote foi recolhido na BR-452, em Tupiciguara, depois da mãe ser morta atropelada. Um vídeo (abaixo) gravado pelo policial mostra o tamanduá 'chorando' logo após o resgate. Uma outra cria foi resgatada agarrada ao corpo da mãe que também foi morta atropelada, há aproximadamente 20 dias, na MGC-455.

.