(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acusado de matar jornalista em Ipatinga é condenado a 16 anos de prisão


postado em 19/06/2015 19:05 / atualizado em 19/06/2015 19:47

O pistoleiro Alessandro Neves Alves, conhecido como “Pitote”, foi condenado nesta sexta-feira, pelo Conselho de Sentença do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a 16 anos de reclusão, em regime fechado. Ele é um dos acusados pela morte do jornalista Rodrigo Neto, assassinado em março de 2013, em Ipatinga, no Vale do Aço.

 

Em 2014,  o ex-policial civil Lúcio Lírio Leal foi condenado a 12 anos de prisão pelo mesmo crime.

Durante o julgamento, o advogado de defesa alegou que há uma série de contradições no processo contra o réu. Ele lembrou o nome de fotógrafo Walgney Assis Carvalho (também executado a tiros) e tentou incriminá-lo pela morte de Rodrigo Neto. A tese foi considerada superficial pelo Ministério Público. 

O representante do Ministério Público destacou que a existência de provas “fartas e claras” colhidas ao longo de sete meses de investigação levam ao nome de Alexandro. O réu negou a participação no crime e disse não saber ao certo o motivo pelo qual está sendo julgado.

O delegado Emerson Morais, que liderou o trabalho de investigação sobre a morte do jornalista,  foi o primeiro a ser ouvido como testemunha de acusação. Ele disse que as evidências levam a crer em queima de arquivo e apontou evidências que ligam Alexandro à execução do repórter.

Quatro homens e três mulheres formaram o conselho de sentença que definiu o destino de Alessandro.

Rodrigo Neto mantinha um programa de plantão policial na Rádio Vanguarda e era também repórter do Jornal Vale do Aço. Ele já havia denunciado, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o envolvimento de policiais nos crimes que ficaram conhecidos como Chacina de Belo Oriente e o grupo de extermínio "Moto Verde". Rodrigo produziu várias matérias sobre os casos que incriminavam policiais militares da cidade.
 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)