(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores e ambientalistas se reúnem para discutir a preservação da Serra da Moeda

O encontro vai reunir os moradores dos municípios do entorno da Serra da Moeda e ambientalistas. O 2º maior reservatório de água de Minas Gerais está sob ameaça


postado em 05/06/2015 18:08 / atualizado em 05/06/2015 18:29

Registro do pôr do sol na Serra da Moeda, um espetáculo deslumbrante da natureza(foto: APAS/Romina Farcae)
Registro do pôr do sol na Serra da Moeda, um espetáculo deslumbrante da natureza (foto: APAS/Romina Farcae)

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sexta-feira, moradores do Condomínio Aconchego da Serra, em Itabirito, na Região Central do Estado, reúnem, neste sábado (6) e domingo (7) ambientalistas e demais moradores do entorno da Serra da Moeda, que vai de Belo Horizonte a Jeceaba, a 124 quilômetros da capital, passando pelos municípios de Moeda, Brumadinho, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale e Outro Preto.

Neste dois dias do fim de semana, moradores e ambientalistas vão participar de palestras, oficinas e exposições do II Encontro Ambientalista da Serra da Moeda com um único objetivo: encontrar meios para a preservação do segundo maior reservatório de água do estado. No entanto, este manancial, além da flora e fauna da região, vem sendo ameaçado pela ação de mineradoras, da especulação imobiliária e de incêndios causados por atos criminosos.

Em 2013, o sinal de alerta foi dado pela coordenadora da ONG Arca Ama Serra. O maciço que abrange os municípios de Belo Horizonte até Jeceaba, entrou para a lista do WMF (World Monuments Fund) Fundo Mundial de Monumentos de 2014, de 67 bens ameaçados no planeta.

O Fundo Mundial dos Monumentos é uma organização privada sem fins lucrativos, dedicada à preservação da arquitetura histórica e sítios de interesse histórico. Além da sede em Nova York, a entidade conta com escritórios afiliados em todo o mundo. Cada um identifica, desenvolve e gerencia projetos e parcerias locais e capta recursos para complementar os fundos provenientes dos doadores. No ano que vem, 41 países serão contemplados com recursos obtidos pela WMF, entre eles Argentina, Japão, Holanda, Turquia, República Dominicana e Grécia.

Registro da exuberância da fauna e flora da Serra da Moeda(foto: APAS/Romina Farcae)
Registro da exuberância da fauna e flora da Serra da Moeda (foto: APAS/Romina Farcae)

Local do encontro

O perímetro do Condomínio Aconchego da Serra fica dentro de um pequeno bolsão de Mata Atlântica. Aqui, a temperatura chega a ser em média 5 graus mais baixa do que em Belo Horizonte. A fauna  e a flora são ricas em espécies endêmicas e não endêmicas. Para aumentar o contato dos condôminos com essa natureza exuberante, serão realizadas oficinas de observação, fotografia de pássaros, desenho da natureza, safári fotográfico e feira de produtos típicos da região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)