Jornal Estado de Minas

Acidente entre carreta e outros 10 veículos mata uma pessoa no Anel Rodoviário

Temido trecho de descida no Bairro Betânia já teve vários outros acidentes graves. Um dos radares do trecho, na saída para Bairro Buritis, foi retirado após um acidente

Rodrigo Melo Luiz Fernando Motta

Carreta arrastou carro e provocou acidente com cerca de 20 outros veículos no Anel Rodoviário - Foto: Túlio Santos/EM/D A PressUm engavetamento entre uma carreta e outros 10 outros veículos deixou uma pessoa morta e quatro feridas, na noite desta quarta-feira, no Anel Rodoviário, na Região Oeste de Belo Horizonte.

O local fica próximo ao temido trecho de descida da BR-262, sentido BH/Vitória, após a saída para o Bairro Buritis. A via foi palco constante de graves acidentes que só foram reduzidos após a implantação de redutores de velocidade. A edição desta quarta-feira do Estado de Minas alertou para o perigo no trecho.

Por volta das 19h, um caminhão da JA Transportes carregado com 22 toneladas de minério rodou ao sair de uma curva e, descontrolado, atingiu uma Parati, começando a sequência de colisões no km 542 da rodovia. Testemunhas apontam que o motorista, Daniel Fabrício Faleiro, de 34 anos, perdeu o controle do caminhão segundos antes da primeira batida.

O fisioterapeuta Willian Washington Reis, de 37 anos, vinha acompanhando a carreta desde a BR-040, na altura do Jardim Canadá, em Nova Lima. "Quando se aproximou do radar, o trânsito ficou mais lento. Eu diminuí e ele me passou pela direita. Pouco depois ele jogou para a esquerda, já descontrolado.
No radar, ele tentou frear, a carreta girou e bateu na traseira do meu carro", contou.

Outro motorista que estava próximo e acabou se envolvendo no acidente, o orçamentista Adalto Humberto, de 37 anos, relatou a rapidez do acidente. Seguia na pista do meio, na frente da carreta. Em cerca de 10 segundos, ele desceu buzinando e piscando os faróis. O motorista até tentou desviar, mas acabou acertando um outro veículo", descreve.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, há suspeitas de que a carreta teve problemas mecânicos e não conseguiu parar, arrastando outros veículos, entre motos, carros e um outro veículo de carga. Segundo o sargento Guilherme, o trânsito estava bastante carregado no momento do acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima que morreu no acidente está preso às ferragens. Os feridos estão sendo resgatados pela corporação e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Militares do 5º Batalhão da Polícia Militar também foram acionados para auxiliar na ocorrência. Vários curiosos acompanham o trabalho da polícia e do resgate no local.

Na edição desta quarta-feira, o caderno Gerais do Estado de Minas publicou uma matéria alertando para a falta de um equipamento de fiscalização eletrônica, retirado após uma batida há mais de dois meses. Segundo o Dnit, o radar - um dos seis instalados nos 5 quilômetros do trecho - não tem data para ser recolocado. A situação abriu brecha para abusos e cria um cenário de insegurança para quem usa o Anel diariamente

A descida do Betânia começa no início do Anel, no Olhos d’Água (Barreiro), e vai até o trevo de acesso ao bairro de mesmo nome (Oeste). Parte do trajeto é feito em linha reta, dando condições de aceleração, o que é feito principalmente por caminhões. É justamente nessa reta que ficava um dos seis redutores de velocidade do trecho. Ao garantir os 70km/h para os carros e motos e os 60km/h para os veículos pesados, esse radar dava condições com segurança ao acesso ao Buritis.

Com a retirada do equipamento para conserto, o que se percebe é um festival de imprudências, cujos protagonistas são, novamente, os caminhões.
A reportagem flagrou uma sequência de quatro carros sinalizando a entrada à direita no Buritis, o que obrigou os veículos a reduzir. Logo atrás, veio um caminhão que preferiu colar no último carro e buzinar, indignado por ter que diminuir a velocidade.
Com informações de Guilherme Paranaíba e Landercy Hemerson

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