(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto destaca devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário em MG e ES


postado em 13/05/2015 06:00 / atualizado em 13/05/2015 08:27

(foto: Bruno Arita/Divulgação)
(foto: Bruno Arita/Divulgação)

Projeto na área de patrimônio imaterial, desenvolvido em Minas e Espírito Santo, destaca a devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, que ocupam lugar de honra em muitas festas populares no país. Segundo o coordenador do trabalho, o ator Benedito Camilo, do Estandarte Companhia de Teatro, de Ouro Preto, na Região Central, as atividades iniciadas há sete anos vêm coletando histórias e mapeando os diversos aspectos da fé nos santos de matrizes afrocatólicas. Os estudos enfocam manifestações como o congado em Minas e os Ticumbis e Reside-Boi, no Espírito Santo.

Como resultado das pesquisas, ontem, na véspera do 13 de Maio, data comemorativa da libertação dos escravos, o grupo apresentou o espetáculo O pescador mentiroso, em espaço aberto na Rua Jataí, no Bairro Concórdia, Região Nordeste de Belo Horizonte. A peça é baseada nas histórias do falecido pescador capixaba Mané Bode, e tem como fonte de inspiração a devoção a São Benedito.

Para reunir depoimentos e histórias que demonstram a devoção dos fiéis, os participantes do projeto promovem uma série de bate-papos e entrevistas com lideranças e personagens de cada uma das manifestações religiosas das comunidades. Ao mesmo tempo, informa o ator conhecido como Didito Camilo, todos procuram identificar a relação dos grupos com os santos de devoção e o que são capazes de fazer por intercessão deles. “Nesse sentido, o projeto define e investiga as implicações da devoção nas pessoas envolvidas”, afirma.

A produção de O pescador mentiroso e o uso da linguagem das artes cênicas como instrumento que dialoga com a devoção dos fiéis, explica Didito, ocorre durante os ciclos de festas em homenagem a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, festividades representadas pelas bandas de Congo e Ticumbis, no Espírito Santo, e pelo congado, em Minas. A Estandarte Cia. de Teatro tem patrocínio da Bio Extratus Cosméticos Naturais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)