Jornal Estado de Minas

Motoristas de táxi-lotação fazem carreata e complicam trânsito em BH

Os taxistas pedem a implantação da bilhetagem eletrônica nos veículos. Dezenas de motoristas seguiram da Praça da Bandeira para a sede da Prefeitura de BH

João Henrique do Vale
Dezenas de motorista fizeram manifestação pelas ruas de Belo Horizonte - Foto: Marinella Castro/EM/D.A.Press

Dezenas de taxistas fazem uma carreata na manhã desta terça-feira na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os motoristas trabalham em táxi-lotação e fazem algumas reivindicações à prefeitura da capital mineira em relação ao serviço. O trânsito ficou lento na Avenida Afonso Pena por causa da manifestação.

A concentração dos motoristas começou por volta das 7h na Praça da Bandeira. Depois, os condutores saíram em carreata em direção à sede da prefeitura, na Avenida Afonso Pena. Um buzinaço acompanhou todo o trajeto. O protesto ocupou duas faixas da via em direção à Praça da Rodoviária.

Os taxistas pedem a implantação da bilhetagem eletrônica nos veículos.
Segundo eles, há um impasse e desinteresse dos consórcios das empresas de ônibus para implantar o sistema. Eles também fazem um abaixo-assinado para ajudar na implementação.

A BHTrans informou, através de nota, que a implantação da bilhetagem eletrônica no táxi-lotação não traz benefícios para a mobilidade da capital mineira, uma vez que o serviço de táxi-lotação deve permanecer em equilíbrio com os demais sistemas de transporte do município, em especial com o sistema convencional de táxi e o de ônibus, que opera 24 horas por dias nos sete dias da semana.

A empresa que administra o trânsito na capital disse ainda que a implantação da bilhetagem eletrônica evidentemente gera um custo que teria que ser arcado pelos passageiros do sistema. .