Jornal Estado de Minas

Motoristas e cobradores de ônibus fazem manifestação na Estação Eldorado

O grupo reivindica a permanência de cobradores dentro dos ônibus junto com o motorista. Profissionais estão sendo dispensados do trabalho, segundo o sindicato da categoria

João Henrique do Vale
Motoristas e cobradores de ônibus fazem um protesto na manhã desta terça-feira na Estação Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O grupo reivindica a permanência dos agentes de bordo dentro dos veículos. Segundo a Polícia Militar (PM), alguns manifestantes impediram a saída dos coletivos. Mesmo assim, o ato acontece de forma pacífica.

O protesto reúne aproximadamente 40 pessoas, conforme a PM. O grupo se reuniu em frente a estação por volta das 7h. Eles reivindicam a permanência dos cobradores dentro dos ônibus. “Queremos que os cobradores não sejam retirados.
Hoje a responsabilidade do motorista é muita, pois quando estão dirigindo não podem atender o celular, mas sem os cobradores, terão que dirigir e cobrar. Isso vai trazer riscos de acidentes”, comenta Antônio Ferreira da Silva, presidente Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Contagem (Sittrancon).

A categoria afirma que já solicitou ao prefeito da cidade, Carlin Moura ((PCdoB), que não retire os cobradores. “Fizemos um abaixo-assinado com mais de três mil assinaturas e encaminhamos a prefeitura. Porém, não tivemos resposta”, afirma Silva.

O presidente do Sittrancon conta que já estão sendo feitas demissões. “São muitos pais de famílias e mães que estão sendo dispensados. Estamos ouvindo o clamor deles”, diz. .