Jornal Estado de Minas

Contagem registra temporal "atípico"; chuva causa desabamentos e alagamentos

Choveu 52 milímetros em apenas 20 minutos, índice considerado muito alto e atípico para a época do ano.

Luana Cruz
Alagamento no Bairro Água Branca - Foto: Lucinea Andrade
O temporal atingiu que Contagem, na Grande BH, no fim da noite de quarta-feira foi "atípico", conforme informou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Segundo o órgão, choveu 52 milímetros em apenas 20 minutos, índice considerado muito alto para a época do ano.

Foram registradas 13 ocorrências, entre desabamentos de muros e alagamentos nos bairros Nova Contagem, Linda Vista, Maracanã, Retiro e Água Branca. Uma moradora desse último bairro relata o medo durante a chuva: “Foi assustador ver aquela chuva. Tudo parado no bairro e na rotatória da Avenida Teleférico. Ficou um caos. Toda chuva é a mesma coisa, alaga neste local que é uma baixada e recebe água de outros lugares”, disse Lucinea Andrade.

Quatro pessoas de uma família ficaram ilhadas na noite dessa quarta-feira, no Bairro Alvorada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma viatura foi enviada para socorrer uma criança e três adultos, que ficaram presos dentro de casa, na Rua Gilson de Oliveira. Outras quatro casas ficaram alagadas na Rua Leopoldino, no Bairro Maracanã.

Conforme a Comdec, não há vítimas ou desabrigados por causa do temporal. Na manhã desta quinta-feira, a prefeitura interditou uma casa do Bairro Funcionários , que corre risco de desabamento. Técnicos da Comdec e servidores da Assistência Social do município estiveram, essa manhã, nos locais atingidos levando infraestrutura básica para as famílias, como colchões, cobertores e cestas básicas. .