Jornal Estado de Minas

Após vazamento de gás, três prédios no Bairro Santo Agostinho são interditados

Moradores tiveram que deixar suas casas por cerca de 4 horas e retornaram aos seus lares por volta das 21h deste domingo

Clarissa Damas
Dezenas de famílias tiveram que sair de casa neste domingo, em função de um forte vazamento de gás ocorrido na Rua Araguari, no bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
O transtorno começou por volta das 17h e só foi terminar às 21h, depois que o Corpo de Bombeiros conseguiu vedar o escape de gás.

De acordo com a aposentada Selma Araujo, que mora no imóvel onde houve o vazamento, a Copasa foi acionada para tratar de um problema no esgoto mas, durante os trabalhos, um cano da Gasmig foi perfurado. "O cheiro de gás ficou muito forte e a própria Copasa acionou os bombeiros e a Defesa Civil. Meu prédio e outros dois foram evacuados e todo mundo foi pra rua pois havia risco de explosão. Além disso, a energia foi cortada", conta. Segundo a aposentada, por volta das 21h todas as famílias puderam voltar para casa e o problema foi resolvido.

Ninguém foi intoxicado, o transtorno maior foi que quem não tinha parentes próximos teve mesmo que ficar na rua por quase 4 horas", explica. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas viaturas foam empenhadas no atendimento da ocorrência.

Em nota, a Gasmig informou que às 16h35 uma equipe técnica esteve no local para conte o vazamento e acionou os bombeiros.
Com o apoio da Defesa Civil, as equipes trabalharam para a evacuação de quatro edifícios, de forma a garantir a segurança dos moradores. A companhia de gás esclarece que segue rígidas normas de segurança para a construção das suas redes, que são devidamente sinalizadas na superfície das vias e, inclusive, subterraneamente.

A Gasmig também tem como praxe acompanhar as obras de quaisquer concessionária que a solicite auxílio na execução de obras. Segundo a companhia, o vazamento, que foi sanado às 20h. Após vistoria dos órgãos competentes, que estavam acompanhando os trabalhos no local, os moradores foram autorizados para voltarem às suas residências. A equipe de manutenção da Gasmig ficou até fim da noite no local do incidente, trabalhando para o restabelecimento do fornecimento de gás natural aos edifícios clientes que foram desligados para os reparos da rede. .