Jornal Estado de Minas

Dnit terá que fazer obras em trecho perigoso da BR-116 em Caratinga

De 2012 a 2014, 470 acidentes foram registrados trecho de 11 quilômetros, uma média de 13 por mês

João Henrique do Vale
Trechos considerados perigosos na BR-116, em Caratinga, na Região do Rio Doce, devem ser reformados.
A Justiça Federal acatou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) execute as intervenções ao longo da rodovia. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram o perigo da estrada. De 2012 a 2014, 470 acidentes foram registrados no local, uma média de 13 por mês, em um espaço de 11 quilômetros.

Por causa da insegurança do trecho, que vai do km 520 ao km 531, o MPF entrou com uma ação pleiteando as obras na rodovia. Conforme o procurador da República Lucas de Morais Gualtieri, autor da ação, o Dnit não apresentou nenhuma programação para contratar projetos de adequação da rodovia, mesmo admitindo que o local previsava de intervenções.

A Justiça Federal acatou os argumentos e determinou que o Dnit elabore o projeto em até 90 dias, e inicie obras em até 180 dias. Na decisão, o magistrado apontou três trechos em que a situação está crítica.
O primeiro deles é em frente a empresa Engelmig. No local, há um cruzamento com duas pistas em cada direção. Porém, não há radares e redutores de velocidade. Conforme o MPF, as colisões frontais são comuns.

A mesma situação ocorre na parte da BR-116 que cruza o Bairro Esplanada. Porém, neste trecho, os radares estão instalados. Outro local que requer atenção é nas imediações da estátua do “Menino Maluquinho”. Lá, o problema, segundo o órgão, é com a falta de sinalização.

O em.com.br tentou contato com o Dnit, mas ninguém atendeu as ligações. .