Jornal Estado de Minas

Vereadores aprovam proibição de "trotes" em vias públicas de Viçosa

Projeto foi aprovado nesta semana e prevê multa à quem contribuir tal atividade. É considerado trote violar a integridade física, moral e psicológica dos estudantes, entre outros

Estado de Minas
Os estudantes de Viçosa, na Região da Zona da Mata, estão proibidos de realizar trotes em vias públicas da cidade, conforme decisão tomada nesta terça-feira pela Câmara Municipal da cidade.
O projeto é de autoria dos vereadores Luis Eduardo Salgado (PDT), Alexandre Valente (PSD) e Sávio José (PT) e prevê o fim deste modelo de evento entre universitários.

Conforme a decisão, fica considerado trote: acometer a integridade física, moral, e psicológica dos estudantes; obrigar os universitários a consumirem bebida alcoólica ou quaisquer outras substâncias, lícitas ou ilícitas; constranger ou obrigar os alunos a praticar quaisquer atos que não sejam de sua livre vontade; incitar os estudantes à prática de mendicância; praticar quaisquer outros atos que, pela sua natureza, se considerem desonrantes, e que coloquem os estudantes em situações ridicularizante"; e a raspagem e pintura de cabelo.

A proibição não vale quando se trata do “trote solidário”, atos que tenham por objetivo a manutenção e preservação do meio ambiente, ou práticas cujo objetivo seja o benefício de entidades assistenciais, hospitais, clínicas e assemelhados.

As secretarias e departamentos que o Executivo entender competente deverão fiscalizar os eventos entre estudantes na cidade. Quem for flagrado como autor ou contribuinte aos trotes, poderá ser multado em aproximadamente R$ 600. .