Jornal Estado de Minas

Internado após infarto, Dom Serafim já realiza atividades diárias no quarto


O cardeal e arcebispo emérito de Belo Horizonte, dom Serafim Fernandes de Araújo, de 90 anos, continua se recuperando depois de sofrer infarto do miocárdio. De acordo o último boletim médico divulgado nesta sexta-feira pelo Hospital Madre Teresa, o religioso vem evoluindo de maneira satisfatória. Ele ainda não tem previsão de alta.

O documento, assinado por Roberto Marino, coordenador do serviço de cardiologia da unidade de saúde, diz que o religioso está com parâmetros clínicos estáveis e sem sequelas da intervenção coronária. Ele já realiza todas as atividades diárias, segundo o médico.

O cardeal passou mal na última terça-feira. Ele deu entrada no hospital com quadro de síndrome coronária aguda, que evoluiu para infarto do miocárdio. Dom Serafim foi submetido a intervenção coronária, onde foram implantados três stents, tubos que facilitam o fluxo sanguíneo.
Na quinta-feira, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi para o quarto, onde se recupera.

Dom Serafim Fernandes de Araújo nasceu em 13 de agosto de 1924 em Minas Novas (MG). Sucedeu dom João Resende Costa no governo da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 5 de fevereiro de 1986. Viveu sua infância em Itamarandiba e aos 12 anos de idade foi estudar no Seminário de Diamantina onde se formou em Humanidades em 1942 e em Filosofia em 1944..