Jornal Estado de Minas

Morre última girafa do Zoológico de Belo Horizonte

Ana Raio estava sozinha no recinto desde a morte de Zola, que se enforcou acidentalmente. Estado de saúde de leão também inspira cuidados

Cristiane Silva


Morreu nesta terça-feira, aos 12 anos, Ana Raio, a última girafa do Zoológico de Belo Horizonte.
O animal chegou à Fundação Zoo-Botânica em 2004, vindo a Fundação Pólo Ecológico de Brasília e passava por um tratamento veterinário desde janeiro.

Segundo a FZB, Ana Raio estava ingerindo poucos alimentos e apresentava lesões em seu dorso, que podem ter sido causadas por uma forte sensibilidade da pele à luz, especialmente aos raios solares. A girafa estava com restrições de horário para exposição na área interna do recinto e e era acompanhada por veterinários, biólogos e técnicos do Zoo. O laudo da necrópsia, com mais detalhes sobre a causa da morte, deve ficar pronto em 30 dias.

Ana Raio estava sozinha no recinto desde a morte da girafa Zola, em 18 de maio de 2014, que se enforcou acidentalmente com a corda usada para prender o seu alimento. Zola nasceu em 1997 no Natal Wildlife Park, na África do Sul, de onde foi transferida para Belo Horizonte quando tinha apenas 2 anos de idade. A girafa veio fazer companhia a um macho, que morreu por razões naturais, com o qual teve um filhote fêmea, que foi transferido para outro zoo.

LEÃO O Zoológico de BH também se preocupa com o estado de saúde do leão-africano Simba.
Conforme a Fundação Zoo-Botânica, ele está internado desde dezembro do ano passado com insuficiência renal crônica. Ele recebe tratamento no Hospital Veterinário da FZB que tenta promover a reidratação e diminuição dos níveis de ureia e creatinina no sangue.

O leão tem aproximadamente 16 anos e está no Zoo há 14, vindo de um circo na Itália. Em 2012, ele ganhou um companheira, Hanna, que veio do Zoológico Paraíso Perdido de Caucaia, no Ceará. .