Jornal Estado de Minas

Árvore apoiada em prédio na Avenida Carandaí preocupa moradores no Bairro Funcionários

Os galhos já invadiram a garagem de um dos edifícios e outros já se apoiam entre as janelas de outro. A Prefeitura informou que o corte já está no planejamento de podas

João Henrique do Vale
Galhos já invadiram a garagem e a entrada dos prédios - Foto: Euler Junior/EM/D.A Press

Moradores de dois prédios localizados na Avenida Carandaí, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, lutam há anos para conseguir o corte de uma árvore que ameaça os imóveis. Os galhos já invadiram a garagem de um dos edifícios e outros já se apoiam entre as janelas de outro. A Prefeitura da capital mineira, por meio da Regional Centro-Sul, informou que o corte já está no planejamento de podas para ser realizado “o mais breve possível”. Porém, não estipulou data para o serviço ser feito.

Enquanto a poda não é realizada, os moradores dos dois edifícios vivem com o medo da queda dos galhos sobre o imóvel. Sônia Pimentel Campos, 78 anos, é síndica de um dos imóveis há 18 anos. Desde 2011, tenta, junto com a prefeitura, o corte da planta. “Essa árvore foi cortada pela Cemig, mas apenas o miolo.
Ela cresceu para os lados e os galhos invadiram a nossa portaria e também ao prédio ao lado. Temos galhos que estão apoiado no imóvel vizinho”, comenta.

Os galhos estão no meio da fiação elétrica e também sobre a rua. Por isso, veículos de grande porte acabam atingindo a árvore quando passam pela via. “Caminhões de mudança sempre atingem as plantas aqui. Os galhos já caíram e acertaram a rede elétrica”, diz Sônia.

Galhos da árvore estão apoiados em um dos imóveis - Foto: Euler Junior/EM/D.A PressMesmo com a longa estiagem que atinge a capital mineira, os moradores estão com medo. “Tivemos pouca chuva e vimos que muitas árvores caíram na cidade. Estamos com medo de acontecer isso aqui. Se acontecer, vai fazer um estrago grande”, afirma a síndica.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Centro-Sul, afirmou que foi autorizada poda na árvore da avenida Carandaí para arredondamento e levantamento da copa, retirada de galhos secos e afastamento de galhos próximos do imóvel. Conforme o documento, o serviço já está no planejamento de podas para ser realizado o mais breve possível. A administração municipal diz, ainda, que a manutenção da arborização no logradouro público é feita rotineiramente, com base em laudos técnicos elaborados por engenheiros.
Apenas na região Centro-Sul, em 2014, foram realizadas quase 5 mil podas de árvores e 385 supressões..