Jornal Estado de Minas

Quedas de árvores e acidentes são registrados durante a chuva em Belo Horizonte

Moradores da Região Nordeste relataram queda de granizo. Em Santa Luzia, na região metropolitana, um homem foi atingido por um raio e foi levado para um hospital

João Henrique do Vale, Marcelo Ernesto e Thiago Lemos
Árvore caiu e interditou as pistas da Avenida Afonso Pena sentido Mangabeiras - Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press

Moradores de Belo Horizonte e região metropolitana voltaram a ter transtornos por causa da chuva pelo segundo dia consecutivo. A precipitação registrada na capital mineira desde o fim da tarde desta segunda-feira causou quedas de árvores, desmoronamento de casas, acidentes e trânsito lento. Um tronco atingiu um carro na Rua Otávio Carneiro, no Bairro Boa Vista, e uma pessoa ficou ferida. Na Avenida Afonso Pena, no Bairro Funcionários, uma árvore caiu e interditou as pistas sentido Mangabeiras. Em Santa Luzia, um homem foi atingido por um raio e encaminhado para um hospital. Moradores de bairros da Região Nordeste relataram queda de granizo.

Logo no início da chuva, o Corpo de Bombeiros começou a registrar ocorrências. A maioria delas por queda de árvore.
Na Rua Otávio Carneiro, uma planta de médio porte atingiu um automóvel. Um ocupante ficou preso e teve de ser retirado pelos militares. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o hospital. O em.com.br tentou contato com o órgão, mas ninguém atendeu as ligações.

Também foram registradas quedas de árvores na Rua Verdejante, no Bairro São Gabriel, na Região Nordeste de Belo Horizonte, na Rua José dos Santos, no Betânia, Região Oeste, e na Rua Princesa Izabel, no Bairro Copacabana, em Venda Nova. Na Avenida Afonso Pena, o trânsito precisou ser desviado pela Guarda Municipal para a retirada da árvore que caiu perto do cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas.

Em Betim, na Grande BH, uma família que mora na Rua Formiga, no Bairro Cruzeiro do Sul, acionou o corpo de bombeiros para sair da casa que foi tomada pela água da chuva. No mesmo bairro, na Rua Trinta, um barracão desmoronou após o temporal. Não houve feridos nas duas ocorrências.

Acidentes

Devido à chuva, alguns acidentes foram registrados na capital mineira. No Viaduto Leste, dois veículos bateram e deixaram o trânsito lento na região. O congestionamento chegou à Avenida dos Andradas e o Viaduto da Floresta. Outro acidente ocorreu na Avenida do Contorno com Rua Espírito Santo, o que causou retenção no sentido Túnel da Lagoinha.

Na Rua Itaituba, no Bairro Boa Vista, um carro e uma moto bateram.
Um homem de 25 anos sofreu escoriações e suspeita de fraturas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para um hospital. O estado de saúde dele não foi informado.

Devido ao volume de chuva, o trânsito na MG-020, próximo ao quilômetro 12, no sentido Santa Luzia/ Belo Horizonte ficou lento próximo ao Bairro Ribeiro de Abreu. No local, a enxurrada arrastou terra para a pista e os veículos tiveram que reduzir a velocidade para passar.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) já tinha alertado a população para a possibilidade de chuva para esta segunda-feira. Por volta das 9h30, o órgão informou que havia a possibilidade de precipitações com o volume acumulado entre 20 e 30 milímetros de água, que podem ser acompanhadas por raios e ventos fortes. Por volta das 18h40, a Comdec aumentou 20 milímetros na previsão. O aviso vale até a manhã de terça-feira.

Granizo

Moradores da Região Nordeste ficaram assustados com a queda de granizo.
De acordo com Guilherme Abreu, do Bairro Ribeiro de Abreu, as pedras de gelo vieram acompanhadas de vento. “Ventou muito forte e a chuva veio acompanhada de granizo. Como minha garagem é descoberta, tentei cobrir o carro com um cobertor para evitar danos no carro, mas o vento forte não deixou. Por sorte, o granizo durou pouco e não danificou a lataria”, disse Guilherme. Por causa da tempestade, a energia elétrica no bairro acabou. “No momento da chuva a energia também foi embora e ainda não voltou”, completou.

Já Fernanda Abreu afirmou que o granizo assustou menos que a ventania. “Choveu muito, começamos a ouvir o barulho das pedras batendo na janela, chegou até cair algumas dentro de casa. Mas o que mais assustou foi o vento que estava muito forte”, contou. Apesar disso, ela disse que não ocorreram estragos.

Santa Luzia

Um homem foi atingido por um raio durante o temporal em Santa Luzia, na Grande BH. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava no Bairro Bom Destino quando sofreu a descarga elétrica. Os militares foram até o local, porém a vítima recusou atendimento. Conforme a corporação, familiares levaram o homem para o hospital. .