(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detentos assistem documentário com exclusividade no Presídio de Vespasiano

Trabalho foi filmado dentro dessa mesma cadeia, em julho, o filme mostrou a rotina da ala criada especificamente para homossexuais, uma experiência pioneira no sistema prisional brasileiro


postado em 31/12/2014 06:00 / atualizado em 31/12/2014 09:12

Diretor Fred Bottrel escolheu exibir o filme durante a festa de Natal da prisão, em 23 de dezembro(foto: Internet Trailer/Reprodução)
Diretor Fred Bottrel escolheu exibir o filme durante a festa de Natal da prisão, em 23 de dezembro (foto: Internet Trailer/Reprodução)
Os olhos, muitos deles maquiados, nem piscaram. As bocas permaneceram entreabertas, estupefatas, enquanto assistiam atentamente aos 20 minutos do documentário A Ala, exibido com exclusividade dentro do Presídio de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Filmado dentro dessa mesma cadeia, em julho, o filme mostrou a rotina da ala criada especificamente para homossexuais, uma experiência pioneira no sistema prisional brasileiro. Passados seis meses, apenas três dos “atores” do documentário permanecem atrás das grades. Quando aparecem na telona, provocam rebuliço entre os demais colegas de cela. Não houve espaço para choro, embora o diretor independente Fred Bottrel tenha escolhido exibir o filme durante a festa de Natal da prisão, em 23 de dezembro.

“São todos sofridos demais. Somente Liz chorou discretamente. Mas secou as lágrimas com a palma da mão, para não borrar a maquiagem”, comentou o jornalista, que trabalha no Correio Braziliense, do Grupo Diários Associados.

A partir desse marcante retorno ao presídio, Bottrel lançou ontem o metadocumentário A Ala vê a Ala, disponível no Facebook. Já o documentário original, premiado em três festivais só este ano, permanece inédito em BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)