(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado de Minas é finalista de mais um prêmio

Três trabalhos concorrem no prêmio Délio Rocha na categoria mídia impressa, um em fotografia e outro na internet


postado em 16/12/2014 06:00 / atualizado em 16/12/2014 10:46

Imagem de viatura atacada em junho na capital, feita por Leandro Couri, é uma das finalistas do Prêmio Délio Rocha(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press 12/6/14)
Imagem de viatura atacada em junho na capital, feita por Leandro Couri, é uma das finalistas do Prêmio Délio Rocha (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press 12/6/14)

Três trabalhos do Estado de Minas são finalistas da 8ª edição do prêmio Délio Rocha, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. As séries “A real abolição”, de autoria do repórter Paulo Henrique Lobato, e “Uma guerreira anônima”, escrita por Junia Oliveira, concorrem na categoria mídia impressa. Já as imagens que ilustraram a matéria “Livres para destruir”, feitas por Leandro Couri, concorrem em fotografia. Um trabalho do em.com também é finalista.


“A real abolição” trata da desigualdade social e econômica entre a população negra e a branca. Para publicar a série, o repórter percorreu o interior de Minas, da Bahia, do Ceará, do Sergipe e de Alagoas. Neste último estado, a reportagem mostra como vivem as famílias que habitam a serra onde existiu o quilombo dos Palmares, o maior das Américas. A série foi publicada de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a 24 de novembro de 2013.


Por sua vez, “Uma guerreira anônima” mostrou a luta da dona de casa Maria José Almeida, mãe de três crianças, sendo duas cadeirantes. Moradora de Ribeirão das Neves, ela pega quatro ônibus para tratar os filhos na Associação Mineira de Reabilitação, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH. Apesar de toda a dificuldade, sempre estampa um sorriso no rosto. Diariamente, dona Maria e os filhos travam uma batalha pela vida e contra o preconceito. As matérias foram publicadas em 15 e 16 de abril.

Já na categoria fotografia, Leandro Couri flagrou um grupo de pessoas virando uma viatura da Polícia Civil, em frente ao Detran, durante protestos contra a Copa do Mundo no Brasil. Por meio das imagens, agentes localizaram e prenderam os autores. As fotos foram publicadas em 13 de junho. Na categoria internet, o em.com.br é finalista com trabalho da repórter Valéria Mendes com a reportagem "Violência obstétrica: se você ainda não acredita, escute essas mulheres".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)