Jornal Estado de Minas

117 ANOS SOMOS TODOS BH

No aniversário da capital, EM conta histórias de quem simboliza a diversidade

Estado de Minas mostra os desafios de uma cidade que se abre ao mundo


A capital mineira planejada por Aarão Reis comemora o 117º aniversário em um momento especial.

No ano em que se expôs como nunca ao mundo, com a realização da Copa, Belo Horizonte reforçou a vocação para a diversidade e entrou em novo momento de desafios para uma metrópole em expansão – já são quase 2,5 milhões de habitantes.

Nesta edição especial, o Estado de Minas conta histórias de personagens que simbolizam a convivência entre diferentes: do traço de protesto da jovem Criola aos ensinamentos da pianista Berenice; da poesia de Henry Pablo ao exemplo de vigor da italiana Elizabetta.

Entre nativos, imigrantes, jovens, velhos, pobres e ricos, as palavras são de carinho, orgulho e gratidão. Mas há sugestões e críticas, especialmente relacionadas à mobilidade urbana. A partir dos relatos de belo-horizontinos e de estrangeiros que se mudaram para BH, como Fabiana, Vinícius e o americano Drew, o EM mostra quais são algumas das principais melhorias cobradas por moradores e joga luz sobre conquistas da capital, que ganha projeção mundial em inovação tecnológica – está aqui, por exemplo, o título de melhor ecossistema empreendedor do Brasil, pela Associação Brasileira de Startups.



 

 

 

 

.