Jornal Estado de Minas

Trânsito é liberado no Viaduto Montese

Passagem ficou interditada durante nove meses após apresentar problemas na estrutura

Cristiane Silva
Viaduto passou por testes de carga com seis caminhões, cada um carregado com 24 toneladas - Foto: Euler Junior/EM/D.A Press - 16/11/2014


O Viaduto Montese, que passa sobre a Avenida Pedro I, na Região da Pampulha, foi liberado por volta das 7h05 desta quinta-feira. A passagem, que faz a ligação dos bairros Santa Branca e Itapoã, ficou interditada por nove meses por causa de problemas em sua estrutura. Agentes da BHTrans estão no local para orientar os motoristas.

A empresa que administra o trânsito na capital mineira informou na tarde passada que algumas vias no entorno da estrutura terão a circulação modificada para dar mais fluidez e segurança ao tráfego. O Viaduto Monte Castelo, que também cruza a Pedro I, vai ser aberto somente em um sentido.

O viaduto estava fechado desde fevereiro, ainda na fase de construção, quando sofreu uma dilatação de 27 centímetros, o que levou à interdição do trânsito na Pedro I. Desde a época, obras são feitas no Montese para corrigir o problema. Dia 16, a estrutura passou por um teste. Seis caminhões, cada um carregado com 24 toneladas, foram colocados em cima do viaduto. A soma de 144 mil quilos, segundo a assessoria da prefeitura, é maior do que o peso normal que será verificado quando o estiver liberado.

De 30 em 30 minutos, as posições foram monitoradas, com o objetivo de saber se seria haveria algum deslocamento da estrutura.
O teste foi uma promessa do prefeito Marcio Lacerda, depois que uma alça de outro viaduto na Pedro I, o Batalha dos Guararapes, desabou em 3 de julho, matou duas pessoas e feriu 23. Nenhuma irregularidade foi detectada no procedimento.

Com a liberação do viaduto, a principal mudança vai ocorrer no Viaduto Monte Castelo, que, desde a interdição do Montese, opera em mão dupla. Agora, somente os veículos que saírem no Bairro Santa Branca em direção ao Itapoã poderão usá-lo. Para quem deseja fazer o caminho inverso, o Viaduto Montese é a opção.

Saiba quais vias tiveram mudanças na circulação:

Saída do Bairro Santa Branca


Saída do Bairro Itapoã

.