Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte tem soltura de balões e missas no Dia de Finados

Milhares de pessoas prestam homenagens aos entes queridos neste domingo. Celebrações religiosas marcam a data

Cristiane Silva Valquiria Lopes
Bosque da Esperança deve receber 40 mil pessoas neste domingo - Foto: Leandro Couri/EM/DA Press


Milhares de pessoas devem passar pelos cemitérios de Belo Horizonte neste domingo, quando a celebrado o Dia de Finados. Desde as primeiras horas da manhã as necrópoles da capital recebem famílias que buscam homenagear os entes queridos que se foram.

Veja a galeria de fotos

No Cemitério Bosque da Esperança, Região Norte da capital, a expectativa é de que 40 mil pessoas passem ainda hoje pelo local, onde mais de 25 mil estão sepultadas. As missas estão sendo celebradas às 8h, 11h e 16h. “Hoje estamos prestando uma homenagem aos que partiram, mas esse não é um momento de tristeza, mas sim de esperança porque vamos nos encontrar com nossos queridos. Essa é uma esperança que não decepciona”, diz o padre Joaquim Miranda, da Arquidiocese de BH.

Às 10h40, balões brancos com nomes ou mensagens de saudade foram soltos pelos visitantes. A soltura de balões também faz parte da campanha “O que quero fazer antes de morrer”, lançada pelo Bosque da Esperança no mês de novembro.
No cemitério e em diferentes pontos de Belo Horizonte, as pessoas poderão escrever seus desejos em borboletas de papel, que ficarão expostas em uma árvore. No dia 29, amarradas em balões de gás, elas serão soltas em direção ao céu.

Cemitério do Bonfim, na Região Noroeste de Belo Horizonte - Foto: Leandro Couri/Em/DA Press

Fundando em 1897, o Cemitério do Bonfim, o mais antigo de Belo Horizonte, também é visitado por muitos devotos que passam pelos túmulos de Padre Eustáquio, Irmã Benigna e da menina Marlene, a quem são atribuídos muitos milagres. Também estão sepultadas no local outras personalidades, como Olegário Maciel, governador de Minas, Francisco Silviano de Almeida Brandão, vice-presidente, Julia Kubitschek, mãe do presidente Juscelino Kubitschek, o jornalista e escritor Roberto Drummond, entre outros.

O padre Gladstone Elias de Souza, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Lagoinha, também reforçou a mensagem de esperança e fé durante as celebrações deste domingo. Ao final de uma das missas, ele pediu para que as pessoas não desanimem, nem se deixem abater pela tristeza. “Quem tem fé supera melhor a morte de alguém”, diz.

OPERAÇÃO A BHTrans montou um esquema especial de trânsito para o Dia de Finados, neste domingo, 2. Serão realizadas intervenções no entorno dos cemitérios da cidade, além de reforço no quadro de horários de algumas linhas. Informações sobre alterações de itinerários e dos pontos de embarque e desembarque serão afixadas no interior dos ônibus e pontos desativados.

Haverá reforço das Secretarias de Administração das Regionais Noroeste, Norte e Leste, BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar (PM) durante o horário de funcionamento dos quatro cemitérios administrados pela prefeitura de BH (Consolação, Saudade, Paz e Bonfim), das 7h às 17h. Também serão repassadas informações sobre a transferência de titularidade dos cemitérios, alteração de dados e quitação de débitos .