Jornal Estado de Minas

Incêndio é extinto e Parque Nacional da Serra do Cipó pode reabrir nos próximos dias

Os últimos focos de incêndio que atingiam a reserva ambiental há dez dias foram apagados nessa segunda-feira. Ao todo, 20% da vegetação do parque foi queimada

João Henrique do Vale
Brigadistas e voluntários tiveram trabalho para conter o incêndio na reserva ambiental - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Após 10 dias de trabalho incessante, o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir o incêndio que atingia a vegetação no Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os três últimos focos, que persistiam em uma área fora da reserva ambiental, foram debelados no fim da tarde de segunda-feira. A chuva na madrugada desta terça-feira ajudou a fazer o rescaldo. Mesmo sem nenhuma queimada, ainda não há data definida para a reabertura. No entanto, a liberação deve ocorrer nos próximos dias.
Veja mais imagens do combate

O fogo começou na sexta-feira da semana retrasada nos arredores da MG-010, próximo ao Morro do Pilar. O tempo seco e os ventos fortes fizeram as chamas se espalharem rapidamente até consumir pontos importantes do Parque Nacional da Serra do Cipó, como o Travessão, Cachoeiras da Farofa, Bandeirinhas, e Retiro. Algumas nascentes e córregos também foram afetados pelo incêndio.

Os trabalhos de combate nessa segunda-feira continuaram em três focos na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, que circunda toda a área do Parque da Serra do Cipó.
Um deles em Jaboticatubas, na região conhecida como Serra da Contagem, outro no Rio Preto e um terceiro, na região do Salitreiro. Essas áreas estão no município de Morro do Pilar. “As chamas ainda restavam na área no entorno do parque, mas foram extintas no final da tarde. A chuva foi muito importante durante a noite para fazer o rescaldo, que é a garantia que o fogo não vai voltar. Contribuiu, também, porque diminuiu a temperatura e aumentou a umidade”, afirma Ivan Braga Campos, analista ambiental do parque.

Assista a vídeos do incêndio no parque


A área total queimada na reserva ambiental, segundo a Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais, da Coordenação de Proteção do Instituto Chico Mendes (CGPRO-ICMBio), é de 7.505,68 hectares. O valor representa mais de 20% da área do Parque queimada. No interior da APA Morro da Pedreira foram 7.382,00 hectares queimados, nos municípios de Santana do Riacho e Morro do Pilar. “O número atual é este. Nos últimos três dias não foi possível fazer a leitura da imagem de satélite por causa do grande número de nuvens. Mas, não acredito que vai aumentar muito esse valor”, comentou o analista.

A preocupação, agora, é com a reabertura do parque. “Primeiro vamos esperar ter a certeza que o fogo não vai retornar. Toda a nossa estrutura de trabalho se volta para o combate aos incêndios.
Em função disso, o atendimento ao visitante fica comprometido. Então, não temos previsão para o retorno, mas não deve demorar”, comenta Campos.

Ao todo, participaram do combate uma equipe de 45 brigadistas do ICMBio, sendo 35 do Parque Nacional da Serra do Cipó e 10 do Parque Nacional da Serra da Canastra; 41 brigadistas do Ibama, 27 voluntários, que atuaram diretamente nas frentes de fogo e em atividades de apoio logístico, como distribuição de alimentos, água, equipamentos de proteção individual (EPI´s) e funções administrativas. “Agradecemos a todas as pessoas que participaram do combate conosco. Recebemos várias formas de apoio, como brigadistas e voluntários, além de doações de alimentos. Isso é muito estimulante”, disse o analista ambiental. .