Jornal Estado de Minas

BH registrou 40% da média de chuva esperada para o mês de outubro

A Região da Pampulha recebeu 55,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo a meteorologia

Cristiane Silva
Choveu 40% da média esperada para o mês de outubro em Belo Horizonte.
Os dados do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas correspondem à precipitação registrada na madrugada desta terça-feira.

Veja a galeria de fotos da chuva na Grande BH

Segundo o meteorologista Daian Diniz de Carvalho, na região da Pampulha, foram 55,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Em Contagem, onde houve registro de alagamento, foram 56,1 milímetros. Em Ibirité, na região da Serra do Rola Moça, foram 50 milímetros de chuva. Ipatinga, Timóteo, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, tiveram índices semelhantes aos da Grande BH. Na Zona da Mata e no Sul do estado houve precipitação fraca. Em Governador Valadares, houve ocorrênica de chuva de granizo, mas sem causar grandes prejuízos. O Corpo de Bombeiros informou que houve apenas uma chamada de inundação de residência na Rua Treze, Bairro Castanheira.


O tempo deverá permanecer nublado e com temperatura um pouco mais baixa até quarta-feira, devido à atuação de uma frente fria vinda do litoral Norte do Rio de Janeiro e do Sul do Espírito Santo, segundo o metereologista. O sol volta a aparecer com intensidade entre quinta e sexta-feira, com forte elevação na temperatura.
 
A tendência é que no final de semana volte a chover na capital, no Triângulo Mineiro e na área da represa de Três Marias, na Região Central do estado. “A previsão é de pancadas pontuais a partir de sábado, e com muita intensidade no domingo”, afirma Carvalho. A mínima em BH foi de 16 graus e a máxima prevista é de 26 graus, na parte da tarde. .