Jornal Estado de Minas

Incêndio ameaça Fazendas das Minhocas, em Jaboticatubas

Fazenda das Minhocas, em Jaboticatubas, sofre com as chamas desde a manhã deste sábado

Gustavo Werneck

Fazenda das Minhocas data do início do século 18. A construção foi iniciada antes do Mosteiro de Macaúbas - Foto: Auremar de Castro/Estado de Minas - 19/05/2004

Um incêndio neste sábado ameaça a Fazendas das Minhocas, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, considerado um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos e históricos de Minas. As chamas começaram de manhã e, de imediato, a proprietária do imóvel Sônia Pena chamou o Corpo de Bombeiros.

No entanto, os militares só registraram a ocorrência por volta das 13h25 e ainda não chegaram ao local. “Estamos muito preocupados, pois o fogo se aproxima cada vez mais. Muitas árvores centenárias do entorno da casa já foram queimadas”, informa Sônia Pena.

Localizada na margem do Rio das Velhas e a 19 quilômetros do Centro de Jaboticatubas, a Fazenda das Minhocas data do início do século 18. A construção foi iniciada antes do Mosteiro de Macaúbas, que completa 300 anos em dezembro e fica na outra margem do Rio das Velhas, já no município de Santa Luzia. Ao lado da Fazenda das Minhocas está o projeto Reserva Real, empreendimento imobiliário conduzido por um grupo português.

Os bombeiros já estão no local, mas a proprietária da fazenda acha que vai demorar para debelar as chamas, pois a área é grande e há muita folha seca no chão.

.