Jornal Estado de Minas

Em Minas, 160 municípios decretaram situação de emergência pelo tempo seco

Alguns municípios suspenderam as aulas de escolas municipais para economizar água

Minas Gerais continua sofrendo com o tempo seco.
Até o fim da tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil do Estado divulgou que 160 municípios já decretaram situação de emergência devido ao período de estiagem. De acordo com o documento, 106 cidades tiveram o pedido homologado, 29 estão em análise e 25 foram arquivados.

O município de Formiga, no Centro-Oeste do Estado, vive uma situação de calamidade pública. As aulas da rede municipal estão suspensas a partir da próxima segunda-feira, sem previsão de retorno. O decreto foi estabelecido nesta quinta, após reunião entre o prefeito Moacir Ribeiro, representantes da Secretaria Municipal de Educação e a Inspetora de ensino.

De acordo com José Terra de Oliveira Junior, chefe de gabinete da prefeitura, é muito provável que as redes estaduais e particulares também paralisem as atividades. “A inspetora vai a Belo Horizonte para negociar com o governo, mas a situação é muito crítica. O caos se instalou na cidade, estamos passando por um momento terrível, e não há previsão de chuva”, lamentou José Terra.

A população de Formiga enfrenta racionamento desde o mês de setembro e ações de conscientização da população estão sendo realizadas para evitar o desperdício.
A prefeitura proibiu os moradores de lavarem carros, tanto em estabelecimento comerciais quanto em propriedades particulares. Fiscais do Saae vão controlar a ação da população para que não haja desperdício de água.

Incêndios

O tempo seco também favorece a propagação de incêndios por todo o Estado. Chamas consomem vegetação do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, desde o dia 10 de outubro. De acordo com a Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais, da Coordenação de Proteção do Instituto Chico Mendes (CGPRO-ICMBio), 7.052 hectares foram queimados. Este número representa cerca 22,3% da área do Parque.

Nesta sexta, uma frente de ação está mobilizada para combater as chamas. 47 brigadistas do ICMBio, sendo 35 do Parque Nacional da Serra do Cipó e 12 do Parque Nacional da Serra da Canastra; 14 brigadistas do IBAMA, integrantes da Brigada Municipal de Jaboticatubas, além de cerca de 20 voluntários, atuam diretamente nas frentes de fogo e em atividades de apoio logístico, como distribuição de alimentos, água, equipamentos de proteção individual e funções administrativas.

Até às 17h desta sexta, o Corpo de Bombeiros registrou 18 ocorrências em vegetação em Belo Horizonte e Região Metropolitana, sendo 15 em mata e três em lotes vagos..