Funcionários de uma empresa terceirizada contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) conseguiram uma alternativa para evitar os riscos de desabamento para o trânsito ser liberado mais rapidamenteIsso porque, a decisão inicial era fazer a retirada total do elevado, o que duraria a noite inteira.
Os trabalhos para segurar a passarela começaram pro volta das 16hUm caminhão munk foi colocado na pista da esquerda no sentido BH/ Rio de Janeiro sustentando a estrutura enquanto operários refizeram a sustentação central da passarelaOs veículos envolvidos no acidente foram retirados por um guinchoO caminhão foi deixado em parte da pista no sentido BH/Vitória para fazer o transbordo da carga.
Em seguida, um outro caminhão munk foi colocado na pista em direção a VitóriaA estrutura foi escorada nos dois veículo, o que possibilitou a abertura das pistasA preocupação das autoridades são com veículos altos, pois a altura do elevado ficou menor do que anteriormente.
Foram liberadas duas pistas de cada lado da rodoviaPrimeiro, no sentido ao litoral capixaba e, minutos depois, do outro lado
A demora na liberação da rodovia irritou motoristas que ficaram presos no trânsitoÉ o caso do caminhoneiro Anselmo Rodrigues, de 34 anos, que estava vindo da fábrica da Fiat em Betim e seguia até o Bairro UniversitárioEle não conseguiu passar pelos desvios“Não pude passar pelos desvios por causa da proibição de caminhões bitrens nas vias”, afirmouO mesmo problema passou o caminhoneiro Laurindo Magela, que seguida do Paraná para Pedro Leopoldo“Sei que não posso passar pelos desvios por causa da proibição, por isso tive que esperarInfelizmente este tipo de coisa acontece para quem está na estrada”, disse.
O major Castro Soares, comandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), informou que o policiamento será mantido no local para acompanhar a desmontagem da estrutura, que deve ser feita ainda hoje“Acredito que a passarela seja retirada até a manhã desta quinta-feira”, disse.
Trânsito lento
Desde 12h desta quarta-feira, o trânsito estava fechado na rodoviaPor volta das 15h30, o trânsito foi liberado no sentido Vitória/Rio de Janeiro depois que técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) quebraram o meio-fio no canteiro central da rodovia para a passagem de veículos.
Do outro lado da rodovia, os motoristas estão pegaram desvios na altura do Shopping Del Rey e próximo ao Viaduto São FranciscoOs veículos passaram pela Avenida Antônio Carlos
São exatamente nestes trechos que apresentam mais retenções nesta noite mesmo com a liberaçãoNa Avenida Antônio Carlos, vários veículos de carga pararam às margens da viaO trânsito é bastante lento na regiãoNa Avenida Bernardo Vasconcelos, o trânsito pesado também causa lentidão, assim como na Avenida Cristiano Machado.
Segundo a BHTrans, um veículo com problemas mecânicos próximo ao Shopping Del Rey complica ainda mais a situação no Anel RodoviárioTambém há retenção na Avenida Tereza Cristina, entre a Rua Conde Pereira Carneiro e a Avenida do Contorno, e na Avenida Olegário Maciel.
Os torcedores cruzeirenses que seguem para o Mineirão para a partida entre a equipe celeste e o Crinthians, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, devem ficar atentosO jogo está marcado para às 22hPor causa da interdição no Anel Rodoviário, o trânsito já está lento nos principais acessos ao gigante da Pampulha, por isso, recomenda-se sair de casa mais cedo
O acidente
A batida foi registrada por volta das 12hDe acordo com o Major Cássio Soares, do BPTran, há duas versões para o acidenteO caminhoneiro José Alves dos Santos, de 67 anos, disse que seguia de Sergipe, de onde saiu na segunda-feira, em direção a São PauloNo caminhão Mercedes, placa OEO 2128, ele carregava produtos nordestinos que vende semanalmente em uma feira nas cidades paulistas.
Quando passava pelo viaduto, no Anel Rodoviário, sentido Vitória/Rio de Janeiro, contou que foi surpreendido por um Ford Ka que o fechou, saindo da direita para a esquerda repentinamenteO caminhoneiro afirma que foi obrigado a jogar o caminhão, momento em que atingiu a mureta central e passou para o outro lado da rodoviaAo invadir a contramão, o caminhão bateu em um FiorinoOs destroços da mureta atingiram, ainda, um Fiat Palio.
Já a condutora do Ford Ka diz que foi surpreendida pelo caminhão vindo na direção do carro dela e que não fechou o veículo de cargaO major acredita que o acidente pode ter acontecido pela falta de conhecimento do motorista do caminhão da cidade"Metros à frente ao local das colisões, há uma retenção natural de veículos por causa de um estreitamento de pista sobre o Viaduto São FranciscoO motorista, que não é narutal de Belo Horizonte, pode ter se assustado e perdido o controle do veículo", disse Soares