Jornal Estado de Minas

Dnit providencia escoramento de passarela e Anel Rodoviário deve ser liberado

A rodovia está fechada desde 12h depois que um caminhão atingiu a estrutura no Bairro São Francisco. Previsão inicial para liberação era na noite desta quarta-feira

João Henrique do Vale Valquiria Lopes
Caminhão Munk escora a passarela para evitar o desabamento da estrutura - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press
Uma medida provisória pode liberar o Anel Rodoviário na tarde desta quarta-feira sem a necessidade da retirada da passarela atingida por um caminhão um pouco mais cedoEmpresa terceirizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) vai fazer o escoramento da estrutura e remontar a sustentação central, que foi danificada pelo veículo de cargaDepois dos trabalhos, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) irá fazer uma nova vistoria e avaliar os riscos de desabamentoCaso não sejam encontradas irregularidades, duas pistas no sentido Vitória / Rio de Janeiro serão liberadas, e três na direção contrária

De acordo com Vanilton Santos, dono da empresa contratada, um caminhão munk ficará na pista da esquerda em direção ao Rio de Janeiro e sustentará a estrutura enquanto operários refazem a sustentação central da passarelaUm outro caminhão, caso seja necessário, será colocado no outro sentido da via para dar mais sustentaçãoQuando o pilar central foi refeito, técnicos da Comdec irão avaliar o elevado para a liberação.

Com o escoramento feito, um guincho retirou a Fiorino debaixo da estruturaMesmo com o trânsito parcialmente liberado, funcionários da empresa vão fazer a desmontagem da passarelaA previsão é que os trabalhos durem dois dias.

A passarela já foi alvo de protestos de moradoresEla fica no início do viaduto e atende à população de um pequeno aglomerado da regiãoOs moradores, por mais de três vezes este ano, fecharam a pista em manifestação depois que um homem caiu da estrutura
Eles reivindicam do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes(Dnit) a construção de uma passagem definitiva, pois a estrutura metálica é provisória.

O contrato da passarela é de dois anos e iria encerrar em 4 de novembroDepois disso, estava previsto a construção de uma nova estrutura com material mais resistente que garantiria a travessia de uma forma segura.

O acidente

A batida foi registrada por volta das 12hDe acordo com o Major Cássio Soares, do BPtran, há duas versões para o acidenteO caminhoneiro José Alves dos Santos, 67 anos, disse que seguia de Sergipe, de onde saiu na segunda-feira, em direção a São PauloNo caminhão Mercedes, placa OEO 2128, ele carregava produtos nordestinos que vende semanalmente em uma feira em território paulista.

Quando passava pelo viaduto no Anel Rodoviário, no sentido Vitória/Rio de Janeiro, contou que foi surpreendido por um Ford Ka que o fechou, saindo da direita para esquerda repentinamenteO caminhoneiro afirma que foi obrigado a jogar o caminhão, momento em que atingiu a mureta central e passou para o outro lado da rodoviaAo invadir a contramão, o caminhão bateu em um FiorinoO destroços da mureta atingiram, ainda, um Fiat Palio.

Já a condutora do Ford Ka diz que foi surpreendida pelo caminhão vindo na direção do carro dela e que não fechou o veículo de cargaO major acredita que o acidente pode ter acontecido pela falta de conhecimento do motorista do caminhão da cidade"Metros a frente ao local das colisões, há uma retenção natural de veículos por causa de um estreitamento de pista sobre o Viaduto São Francisco
O motorista que não é natural de Belo Horizonte pode ter se assustado e perdido o controle do veículo", disse Soares