Jornal Estado de Minas

Combate a incêndio no Bairro Belvedere vai continuar durante a noite

O fogo já foi controlado na área onde há residências, porém ameaça atingir as antenas de transmissão das emissoras de rádio e TV e telefonia de celulares

João Henrique do Vale
Chamas já queimaram 50 mil metros quadrados de vegetação na Serra do Curral - Foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press

O combate ao incêndio que destrói a Serra do Curral, próximo ao Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, vai continuar durante a noite. O fogo já foi controlado na área onde há residências, porém ameaça atingir as antenas de transmissão das emissoras de rádio e TV e telefonia de celulares. Os trabalhos seguem com nove bombeiros que estão em três viaturas. As chamas já destruíram pelo menos 50 mil metros quadrados de vegetação.

Veja mais imagens do incêndio

O fogo começou por volta das 13h20, próximo à Avenida Celso Porfírio Machado. Devido ao tempo seco, as chamas se alastraram rapidamente. Muitas residências foram ameaçadas pelo fogo. “Conseguimos conter os principais focos que ameaçavam residências no período da tarde.
Ao todo, 24 militares em seis viaturas fizeram o combate. Também contamos com a ajuda de duas aeronaves”, afirma o tenente Josué Soares, do 1º Batalhão de Corpo de Bombeiros.

Durante a tarde, a Escola Internacional Fundação Torino, localizada na região do Belvedere, teve que ser evacuada. De acordo com Raquel Mello, mãe de dois alunos, os pais foram avisados via SMS. “O incêndio está atrás da escola e por motivo de segurança a direção decidiu terminar as aulas mais cedo. Os pais ficaram um pouco aflitos, mas chegando lá percebemos que os bombeiros já estavam empenhados no combate”, disse.

De acordo com a Fundação Torino, os alunos foram retirados das salas de aula e levados para um local seguro acompanhados dos educadores. A medida preventiva foi para resguardar a saúde dos estudantes. Na instituição, as aulas são em dois turnos, sendo que o último termina às 15h40. Por isso, parte das aulas foi interrompida. A instituição ressalta que o incêndio não atingiu nenhuma parte do imóvel e nem a fumaça chegou a atingir a escola.

A preocupação do Corpo de Bombeiros é com as antenas de transmissão de rádios e TVs que continuam ameaçadas. “Vamos manter três viaturas e nove homens aqui na serra até acabar com a situação de risco iminente”, comenta Soares.

Foi feito um sobrevoo na serra durante a tarde e constatados que pelo menos 50 mil metros quadrados de vegetação foram queimados. “A Serra está visualmente queimada.
Aproximadamente 28 brigadistas civis combateram outros fogos. A linha de fogo vai daqui (Bairro Belvedere) até o Parque das Magabeiras”, afirma o tenente.

A enfermeira Dayse Serra flagrou o incêndio próximo a um hospital da região. De dentro do bloco cirúrgico, ela fez imagens do fogo se alastrando pela mata.




.