Jornal Estado de Minas

Minas Gerais deve ter chuva forte só em dezembro, diz meteorologia

Ruibran dos Reis afirma que esta é uma das piores estiagens dos últimos 100 anos e que apenas no final de 2014 é possível que as águas abasteçam os lençóis freáticos e recuperem as nascentes

Cristiane Silva
Nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra. Pedra indicando a nascente ficava submersa - Foto: Leandro Couri/EM/DA Press


A longa estiagem que afeta Minas Gerais já secou nascentes, reduziu a extensão de rios e córregos, e vem causando grandes incêndios, alguns com duração de vários dias. Segundo o boletim da Defesa Civil estadual, 149 municípios decretaram situação de emergência desde janeiro. Para o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo, esta é uma das maiores estiagens dos últimos 100 anos e a previsão é de que o estado tenha chuva forte somente no fim de 2014.

Veja o especial do Estado de Minas sobre as nascentes de rios no estado


A primavera começou no dia 22, mas a expectativa é de uma estação quente, apesar de tradicionalmente o período ser marcado pelo início das chuvas. Em função das altas temperaturas, segundo o meteorologista, ainda haverá registros de queimadas durante o mês, podendo ser até com maior frequência que as registradas no momento. Nesta semana, há possibilidade de chuvas isoladas até quarta-feira nas regiões do Triângulo Mineiro, Oeste e Sul. As chances são menores na Grande BH, que só no domingo registrou 12 focos de incêndio.

Ainda conforme o meteorologista, há uma massa de ar seco estacionada sobre Minas Gerais fazendo um bloqueio para a entrada da frente fria, que já atinge o Sul do país. Além disso, a ação do El Niño bloqueou a chuva na mesma região.

“O início do período chuvoso é agora em outubro, mas nesse ano ele vai começar bem mais tarde. Haverá pancadas no final do outubro e início de novembro, mas a chuva para fazer voltar as nascentes, abastecendo os lençóis freáticos, é mais para dezembro”, afirma.

Ruibran dos Reis explica que Minas Gerais está no terceiro ano consecutivo com poucas chuvas, e houve estiagem em pleno período chuvoso. “Normalmente nós tínhamos uma seca. A estiagem normal começava em maio e terminava em setembro, mas tinha um tempo chuvoso bom. Só que desde o ano passado não chove no Norte de Minas. No Sul de Minas nós tivemos praticamente 35% do volume esperado para a estação chuvosa”, diz.

O meteorologista ainda complementa. “Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, uma das consequências do aquecimento global é a variabilidade do clima, um ano com muita chuva, outro com seca severa”.

A situação dos rios no estado já está mobilizando as autoridades, que buscam medidas emergenciais para conter o avanço da seca. Na semana passada, imagens da seca na nascente do Rio São Francisco chamaram a atenção de todo o país. Amanhã , a Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, integrante do comitê federal do São Francisco, vai se reunir em Belo Horizonte para discutir as medidas, especialmente em relação ao abastecimento humano.

.