Jornal Estado de Minas

AVENIDA PEDRO I

Lacerda diz que por enquanto não há projeto para novo viaduto

O prefeito de Belo Horizonte disse que não há plano para a construção de um novo elevado na região onde estava o Viaduto Batalha dos Guararapes, em Venda Nova

João Henrique do Vale
A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não tem plano para construir um novo elevado na região onde estava o Viaduto Batalha dos Guararapes, na Região de Venda Nova.
O prefeito Marcio Lacerda (PSB) garantiu, em entrevista na noite de segunda-feira, que já solicitou à BHTrans um estudo de alternativas para os motoristas que passam pela região sem a construção de uma nova estrutura em um “curto prazo”. Enquanto isso, a pista da Avenida Pedro I, que está interditada desde 3 de julho, quando uma alça do viaduto caiu matando duas pessoas e ferindo 23, continua sendo limpa. A previsão da Cowan é de que os escombros sejam retirados da via até o próximo domingo.

Assista imagens da implosão do viaduto

O viaduto Batalha dos Guararapes seria uma importante ligação entre as regiões de Venda Nova e Norte. O prefeito reafirmou, durante evento nessa segunda-feira, a importância da estrutura, mas deu a entender que um novo viaduto não será construído no local, pelo menos por enquanto. “Esses viadutos foram projetados não só para facilitar a passagem dos ônibus, dos carros, mas também para fazer uma ligação entre duas importantes regiões isoladas uma da outra e dentro de um planejamento viário da cidade. Neste momento nós não temos nenhum plano.
Qualquer providência exigiria muitos estudos, um novo projeto, uma nova definição de recursos”, disse.

Lacerda comentou que já solicitou a empresa que administra o trânsito da capital que faça um estudo para normalizar o trânsito na região. “O que nós fizemos foi pedir à BHTrans que estude rapidamente as alternativas para que a vida volte ao normal sem a necessidade de construir ali, em curto prazo, um viaduto. Ali ou em outro local da mesma região", comentou o prefeito.

Moradores e comerciantes do entorno do Viaduto Batalha dos Guararapes já estavam pressionando as autoridades para não construir uma nova estrutura no local. A presidente da Associação dos Moradores e Lojistas da Pedro I, Vilarinho e Adjacências, a advogada Ana Cristina Campos Drumond, afirmou que pretende ir à Justiça para que uma nova obra seja feita na região.

Laudo da perícia confirma erros

Cópia do laudo do Instituto de Criminalística da Polícia Civil confirma erros de projeto na construção do viaduto Batalha dos Guararapes e indica equívoco também na execução da obra, confirmando informações que o Estado de Minas havia antecipado no fim de agosto. O presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape), Frederico Correia Lima Coelho, teve acesso ao documento de 81 páginas, sendo três de conclusão. Segundo ele, a perícia aponta que o desabamento tem relação com a pouca quantidade de aço em armações de concreto e poderia ter sido evitado em vários momentos. (Com informações de Gustavo Werneck).