Para o fotógrafo Leandro Couri, as redes sociais possibilitaram a reinvenção da linguagem fotográfica. “Antes, havia uma ideia de que a foto digital seria uma subcategoria. Hoje, é uma tendência. Já existe até o termo ‘iPhonografia’, que se refere ao uso de filtros e à manipulação forçada e plástica”, explica.
O novo canal de imagens do Estado de Minas traz uma produção diferenciada do impresso, com um olhar atento ao factual, mas ainda mais sensível aos detalhes plásticos do cotidiano, além de revelar os bastidores das notícias. O perfil @emimagem abre seus posts diários com a capa do jornal impresso. A partir daí, ao longo do dia, não somente os fotógrafos do jornal, mas toda a redação colabora enviando seus cliques.
Autor da série “Carro abandonado”, que retratou a situação de veículos em Conceição do Pará, no Centro-Oeste mineiro, Gladyston Rodrigues conta que o Instagram deu oportunidade para que os fotógrafos mostrem um trabalho mais autoral. “São fotos com o nosso olhar. Para curtir mesmo.” A série, que o leitor pode conferir nesta página, foi publicada exclusivamente no Instagram do @emimagem.
Normalmente, a rede social aproveita muito do material mais plástico e trabalhado que os profissionais da casa produzem e que acaba não chegando ao papel por falta de espaço no dia a dia. “Já publiquei galeria com 12 fotos no perfil do jornal no Instagram. Na terça-feira, vou produzir uma série sobre o Parque Municipal”, diz Marcos Michelin.
Cristina Horta, fotógrafa do Estado de Minas há 30 anos, se confessa uma apaixonada pela luz do fim de tarde e tem aproveitado o perfil do jornal na rede para flagrar as obras arquitetônicas ao lusco-fusco. “Minha felicidade é fotografar. E esse retorno dos seguidores, no Instagram, é maravilhoso”, afirma.
A novidade vai servir também para abrir mais um canal de interatividade. Além de comentar e curtir as fotos, os seguidores do perfil @emimagem e leitores do jornal impresso ou digital serão convidados a participar com suas imagens em séries temáticas, identificadas pelas chamadas hashtags. Siga o perfil e fique de olho!