(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Perfil do Estado de Minas no Instagram reúne as melhores fotos de profissionais do jornal

A rede social permite interação e aproximação com internautas. Que tal seguir a gente?


postado em 14/09/2014 06:00 / atualizado em 14/09/2014 11:19

(foto: Gladyston/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston/EM/D.A Press)
Na correria entre uma reportagem e outra, o fotógrafo flagra um bem-te-vi no alto do letreiro de um banco, como se posasse para suas lentes. Na volta para a redação, o repórter descobre como é bonito – à luz de um fim de tarde – o reflexo daquele prédio cinza, sem vida, no hotel espelhado do outro lado da rua. O editor se depara com um grave acidente no trânsito e publica, na hora, fotos exclusivas na rede. Para dividir esses momentos com o leitor, o Estado de Minas está no Instagram, com o perfil @emimagem. O Instagram é um aplicativo de filtro de fotos para dispositivos móveis, criado em 2010. Com 200 milhões de usuários ativos por mês, ele se consolidou como uma importante rede social – a ponto de ser comprado por Mark Zuckerberg (fundador do Facebook), em 2012.


Para o fotógrafo Leandro Couri, as redes sociais possibilitaram a reinvenção da linguagem fotográfica. “Antes, havia uma ideia de que a foto digital seria uma subcategoria. Hoje, é uma tendência. Já existe até o termo ‘iPhonografia’, que se refere ao uso de filtros e à manipulação forçada e plástica”, explica.

O novo canal de imagens do Estado de Minas traz uma produção diferenciada do impresso, com um olhar atento ao factual, mas ainda mais sensível aos detalhes plásticos do cotidiano, além de revelar os bastidores das notícias. O perfil @emimagem abre seus posts diários com a capa do jornal impresso. A partir daí, ao longo do dia, não somente os fotógrafos do jornal, mas toda a redação colabora enviando seus cliques.

 

(foto: Gladyston/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston/EM/D.A Press)
 

 

Autor da série “Carro abandonado”, que retratou a situação de veículos em Conceição do Pará, no Centro-Oeste mineiro, Gladyston Rodrigues conta que o Instagram deu oportunidade para que os fotógrafos mostrem um trabalho mais autoral. “São fotos com o nosso olhar. Para curtir mesmo.” A série, que o leitor pode conferir nesta página, foi publicada exclusivamente no Instagram do @emimagem.

Normalmente, a rede social aproveita muito do material mais plástico e trabalhado que os profissionais da casa produzem e que acaba não chegando ao papel por falta de espaço no dia a dia. “Já publiquei galeria com 12 fotos no perfil do jornal no Instagram. Na terça-feira, vou produzir uma série sobre o Parque Municipal”, diz Marcos Michelin.

Cristina Horta, fotógrafa do Estado de Minas há 30 anos, se confessa uma apaixonada pela luz do fim de tarde e tem aproveitado o perfil do jornal na rede para flagrar as obras arquitetônicas ao lusco-fusco. “Minha felicidade é fotografar. E esse retorno dos seguidores, no Instagram, é maravilhoso”, afirma.

A novidade vai servir também para abrir mais um canal de interatividade. Além de comentar e curtir as fotos, os seguidores do perfil @emimagem e leitores do jornal impresso ou digital serão convidados a participar com suas imagens em séries temáticas, identificadas pelas chamadas hashtags. Siga o perfil e fique de olho!

 

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)