Jornal Estado de Minas

Morte de mulher pelo vírus H1N1 é confirmada em Alfenas

Vítima tinha 48 anos e morreu na semana passada. Exame foi realizado pela Fundação Ezequiel Dias, na Capital

Uma mulher de 48 anos morreu em Alfenas, Região Sul de Minas, vítima do vírus da gripe H1N1.
A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta segunda-feira. De acordo com a prefeitura do município, o exame foi realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

A gripe H1N1 é uma doença contagiosa com complicações, transmitida através de uma simples tosse, espirro ou contato direto com objetos contaminados. A Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas informou que amplia o grupo para vacinação contra a gripe. Procure uma sala de vacina mais próxima e não esqueça o cartão de vacinação.

Morte em Poços de Caldas

Em agosto deste ano, foi confirmada primeira morte do ano pela doença. Desta vez, a vítima foi uma mulher de 35 anos residente na cidade de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A paciente foi internada no Hospital Santa Lúcia no dia 8 de junho, onde deu entrada com um quadro de síndrome respiratória aguda grave.
O material recolhido nos exames feitos pela paciente foi analisado em Belo Horizonte e o resultado confirmou a contaminação por H1N1. Quando morreu, a mulher já estava há mais de 60 dias no hospital, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela teve infecções secundárias bacterianas e outras complicações.

Somente neste ano, Poços de Caldas recebeu 20 notificações de casos de síndrome respiratória aguda grave, dos quais seis deram positivo para H1N1. Entre eles, o da paciente que morreu no mês passado.

Campanha de imunização

Em 2014, foi feita uma campanha de vacinação contra a gripe em 147 centros de saúde de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), o objetivo era imunizar até 80% do público alvo, formado por crianças entre seis meses e cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, presos e funcionários do sistema prisional..