Jornal Estado de Minas

Bombeiros retomam combate a incêndio na Serra do Rola-Moça

Fogo ainda está descontrolado e 22 homens trabalham desde 6h na tentativa de conter a queimada que começou na segunda-feira.

Luana Cruz

Imagem do combate na terça-feira nas áreas mais atingidas pelo fogo - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press.



Os bombeiros retomaram o combate ao incêndio na Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira. O fogo está descontrolado, principalmente em áreas de encosta, onde os bombeiros e brigadistas não conseguem chegar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 22 homens trabalham desde 6h na tentativa de conter a queimada que começou na segunda-feira. O Estado de Minas mostrou que considerando apenas os sete primeiros meses do ano, foram 206 casos de incêndio de Minas, 114% a mais que a média histórica dos últimos cinco anos no mesmo período.

O tempo seco está contribuindo para o aumento de focos no estado, principalmente na Grande BH. Os índices de umidade relativa do ar vão ficar em torno de 20% até amanhã em Belo Horizonte, segundo alerta divulgado ontem pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). No domingo, a capital registrou a menor taxa do ano,quando os moradores da Região da Pampulha sofreram durante quatro horas consecutivas com apenas 12% de umidade. A tendência é a manutenção da sensação de secura nos próximos dias. Este é o sexto alerta divulgado pela Comdec apenas em agosto.
Durante este período recomenda-se beber muita água, preferir alimentos frescos e dormir em locais arejados.

.