(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival gastronômico de Tiradentes tem cursos e fóruns para visitantes

Evento chama participantes a conhecer mais sobre a cozinha


postado em 24/08/2014 06:00 / atualizado em 24/08/2014 08:29

Com inscrições gratuitas, fóruns como o ligado ao reaproveitamento de alimentos faz sucesso entre os visitantes da cidade histórica, ao lado de degustação de iguarias como os queijos(foto: Beto Magalhães/EM/D.A.Press)
Com inscrições gratuitas, fóruns como o ligado ao reaproveitamento de alimentos faz sucesso entre os visitantes da cidade histórica, ao lado de degustação de iguarias como os queijos (foto: Beto Magalhães/EM/D.A.Press)


Além da oferta de um cardápio variadíssimo, elaborado por 54 restaurantes e chefs convidados, a 17ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, em cartaz até o dia 31 na cidade histórica do Campo das Vertentes, quer levar informação ao público. Para tanto, o evento é também recheado de minicursos, degustações dirigidas e fóruns. A iniciativa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), tem inscrições gratuitas e agradou em cheio aos visitantes.
Moradores de São Paulo, a coordenadora de atendimento Fátima Marques e o administrador Sidney Koto participaram do fórum “Aproveitamento integral do alimento”, ministrado por Tânea Romão, chef e proprietária do restaurante local Kitanda Brasil. E, literalmente, colocaram a mão na massa. “O evento superou nossa expectativa. Além de aproveitar para conhecer a cidade, aprendemos várias técnicas e dicas de preparo de receitas saborosas e que promovem economia doméstica”, elogiou Fátima.

A degustação orientada por Fernando Oliveira, especialista em queijos, também fez sucesso. “Esse tipo de iniciativa acrescenta valor ao evento, que, além de comida, passa a oferecer também informação de qualidade ao público”, comentou o turista Fábio Bernardes, morador de Araraquara (SP).

Hoje, o terceiro dia de festival reserva diversas atrações. Nos espaços do Senac haverá fóruns com os temas “Insetos como ingredientes culinários”, “Leitão crocante”, “Da culinária indígena ao restaurante da capital” e “Clássicos da gastronomia”, entre outros. A programação dos 11 restaurantes montados no Largo das Forras e no Largo do Chef (Praça da Rodoviária) também promete agradar. O preço de refeições varia de R$ 20 a R$ 50.

Caetano Sobrinho, chef do restaurante A Favorita, preparou pratos como a linguiça artesanal com farofinha de bacon e dobradinha com feijão branco. Já o chef Sandro Lopes de Oliveira apresenta a receita polpeta recheada com molho de goiabada e tomate, na parceria de dois restaurantes locais, o Archote e o Gourmeco. O casal Marisol de Oliveira e Idalmo Duarte aprovou a sugestão. “O molho é delicioso e o queijo, fantástico”, constatou Idalmo.

BANQUETE

A oferta dos 40 restaurantes participantes do Tour Gastronômico é ampla e inclui receitas que vão de pastéis de ora-pro-nóbis e hambúrger de javali a sofisticados menus degustação com direito a entrada, prato principal e sobremesa. O empresário Rodrigo Ferraz, organizador do evento, espera recorde de público para esta edição. “O formato está consolidado e vem atraindo visitantes de todo o país. Acreditamos que a participação neste e no próximo fim de semana supere nossa expectativa.”
A programação prossegue durante toda a semana. A partir de sexta-feira haverá jantares especiais com receitas elaboradas pelos chefs Rodolfo Mayer e Guilherme Melo (Minas Gerais), Mara Salles (São Paulo) e Solange Batista (Amapá) e Juarez Campos (Vitória).

* A repórter viajou a convite da
organização do evento


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)