Jornal Estado de Minas

BH terá baixa umidade do ar até domingo, diz Defesa Civil

Massa de ar seco ganha força e umidade deve ficar em torno de 30%. Este é o quinto alerta somente em agosto

Os moradores de Belo Horizonte vão enfrentar mais alguns dias de baixa umidade relativa do ar, conforme alerta divulgado na tarde desta terça-feira pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Tudo isso devido a intensificação de uma massa de ar seco que está estacionada sobre a capital mineira.

De hoje até o próximo domingo, a umidade deve ficar em torno dos 30%, principalmente durante o período da tarde. Segundo a Defesa Civil, deve-se evitar as atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, e tomar cuidado especial entre 14 e 16 horas, que é quando a sensação de baixa umidade é maior.

Durante este período recomenda-se beber muita água, preferir alimentos frescos, dormir em locais arejados e evitar banhos muito quentes para não ressecar a pele. Outra preocupação da Coordenadoria Municipal é em relação aos incêndios em matas, mais frequentes devido ao tempo seco. No início deste mês, 193 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça foram destruídos, depois de um incêndio criminoso.

Por isso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a queimadas deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
Somente em agosto, cinco alertas foram divulgados pela Defesa Civil sobre a baixa umidade do ar em BH. .