Jornal Estado de Minas

Incêndio atinge vegetação na Serra da Mutuca, em Nova Lima



Depois de um incêndio destruir cerca de 40 mil metros quadrados de vegetação da Serra do Curral na manhã desta sexta-feira, chamas atingiram uma grande área verde na região da Serra da Mutuca, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo informações do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros, 19 homens atuaram no combate ao fogo, que começou a consumir a mata no início da tarde próximo ao condomínio Vila Del Rey.





Veja imagens do incêndio que atinge a Serra da Mutuca


Foram deslocadas para o local duas viaturas da corporação, além de um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Por volta de 15h, o fogo foi controlado pelos militares, que iniciaram o trabalho de rescaldo. No entanto, até o início da noite uma equipe permanecia no local por terra para combater pequenos focos.

Na Serra do Curral, a situação já foi totalmente controlada, segundo os bombeiros. Durante a manhã, foram necessários pelo menos 30 homens para combater o fogo, que se alastrou rapidamente pela vegetação seca. O vento forte também contribuiu bastante para a propagação das chamas, conforme explicou o tenente Cordeiro, responsável pela operação.

A incidência do tempo seco vem causando queimadas em Minas Gerais. No início do mês, aproximadamente 193 hectares de vegetação, o que corresponde a 193 campos de futebol oficial, foram destruídos por um incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. As chamas foram controladas depois de quatro dias de trabalhos. O fogo, que teria sido criminoso, atingiu os mananciais Barreiro e Mutuca.

Veja como foi o trabalho de combate às chamas