Jornal Estado de Minas

Desvios criados na Pedro I para nova etapa do BRT/Move entram em operação

A medida tem como objetivo diminuir os gargalos por causa da interdição da avenida por causa da queda do Viaduto Batalha dos Guararapes

João Henrique do Vale Guilherme Paranaiba
Com desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes vias adjacentes Pedro I vivem com constantes congestionamentos - Foto: Euler Junior/EM/D.A Press

Entrou em operação nesta sexta-feira os novos desvios implantados pela BHTrans para os motoristas que querem desviar da interdição da Avenida Pedro I provocada pela queda de uma das alças do Viaduto Batalha dos Guararapes. A medida foi tomada por causa do retorno do funcionamento de duas estações de transferência do BRT/Move. Neste sábado, se inicia a última etapa do sistema rápido por ônibus da capital mineira. Sete linhas serão alteradas e um itinerário será criado.

Com a implantação dos desvios, que tem como objetivo diminuir os gargalos por causa da interdição, os motoristas terão novas rotas. No sentido Centro, carros e ônibus poderão seguir pela Pedro I até o cruzamento com a Rua Professor Aimoré Dutra, quando serão obrigados a entrar à direita na via que mudou o sentido de circulação. Depois, o percurso segue pela Rua Doutor Álvaro Camargos à esquerda e por nova entrada à esquerda na Rua São Pedro do Avaí, com retorno à Pedro I.

Já em direção ao bairro, o motorista deve seguir pela Pedro I e em seguida acessar o Viaduto João Samaha e a Doutor Álvaro Camargos.
A mudança passa no encontro com a Rua Eugênio Volpini, onde carros e ônibus do Move poderão virar à direita para chegar à Rua Doutor Américo Gasparini e retornar à Pedro I, logo após o ponto da queda do viaduto.

Apesar dos desvios já estarem valendo, os motoristas que chegam de Confins pela MG-10 não conseguem pegar a Avenida Pedro I. Eles têm que passar por dentro de Venda Nova para depois retornar para a via. A BHTrans ainda não informou o motivo do bloqueio.

Nova fase do Move

A nova etapa do Move, que será a última da primeira etapa, terá oito novas linhas – seis que já circulam e duas ainda não implantadas. Elas passam a operar nas estações de integração Venda Nova e Vilarinho, mesmo com a interdição da Avenida Pedro I. Serão 450 novos veículos automáticos e com ar-condicionado, incluindo 200 articulados, em circulação, enquanto 600 ônibus convencionais serão retirados dos corredores exclusivos e da área central da capital.

Nesta nova etapa, as estações Cristiano Guimarães e Plantalto, que estavam fechadas, voltam a funcionar normalmente. A Estação Lagoa do Nado segue interditada..