Jornal Estado de Minas

Mais uma manifestação em apoio às ocupações fecha o trânsito em BH

Grupo de estudantes fechou a Avenida Presidente Antônio Carlos, em frente ao câmpus da UFMG. Mais cedo integrantes do movimento #ResisteIsidoro queimaram pneus e fecharam a Avenida Ivaí

Luana Cruz
- Foto: Leandro Couri/EM DA Press

Mais uma manifestação em apoio às ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança, que estão com risco despejo no terreno próximo a mata do Isidoro, Região Norte de BH, acontece em Belo Horizonte.
Um grupo de estudantes fechou a Avenida Presidente Antônio Carlos, no sentido bairro/Centro em frente ao câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

- Foto: Rafael BittencourtDe acordo com o Batalhão de trânsito da Polícia Militar (PM), são cerca de 40 pessoas e o trânsito flui apenas na busway. Além dos universitários, o protesto conta com apoio das comunidades Dandara e Tomas Balduino (Bairro Areias). Os manifestantes queimaram três pneus.

O trânsito foi liberado por volta de 12h10 na Antônio Carlos.

Mais cedo integrantes do movimento #ResisteIsidoro queimaram pneus e fecharam a Avenida Ivaí, perto do Anel Rodoviário, no Bairro Dom Bosco, Região Noroeste de BH. De acordo com a BHTrans, como a via ficou completamente interditada, o congestionamento refletiu na Rua Pará de Minas, Avenida Itaú e Avenida Abílio Machado.
Foram cerca de 30 manifestantes e a PM monitorou a mobilização, que durou aproximadamente uma hora.

- Foto: Rafael BittencourtAinda para esta quarta, está planejado um protesto na Avenida Nossa Senhora do Carmo contra o despejo das famílias.

A PM estava com uma operação montada para apoiar o cumprimento da reintegração de posse na manhã desta quarta, mas no fim da noite de ontem, uma liminar da Vara da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, expedida em regime de urgência, determinou o cancelamento da ação de despejo.

Na ação cautelar, o MP argumenta que a desocupação forçada da área, sem a prévia destinação dos alunos matriculados em escolas da região para outras instituições de ensino próximas do novo endereço, fere o direito constitucional à educação. O órgão exige da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a apresentação de plano circunstanciado de alocação escolar para todas as crianças e adolescentes que atualmente residem nas três comunidades.

Entenda

As comunidades estão instaladas em parte de uma área de mais de 3 milhões de metros quadrados na Granja Werneck. No caso da Ocupação Vitória, a permanência de famílias tem impedido a implantação de empreendimentos do programa federal Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, capaz de abrigar 13,2 mil famílias de baixa renda em Belo Horizonte. O projeto pretende diminuir o déficit de 62,5 mil moradias dessa faixa na capital mineira.

A PM se preparou para retirar 2,5 mil pessoas baseada em levantamento da PBH. As ocupações declaram 8 mil moradores. Na ação de despejo, há programação de participação de mais de 1,5 mil militares da 1ª Região da PM, 3ª Região da PM e CPE. .