Jornal Estado de Minas

Incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual Rola-Moça nesta segunda

Funcionários do parque informaram que mais de 50 hectares já foram queimados. Seis aeronaves e cerca de 50 homens trabalham na contenção das chamas

João Henrique do Vale
Incêndio se concentrou em uma área de difícil acesso - Foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça desde a manhã desta segunda-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 60 homens estão empenhados nos trabalhos, entre eles brigadistas e voluntários. O helicóptero Arcanjo, quatro aeronaves do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e dois aviões de Curvelo também foram acionados. De acordo com funcionários do parque, o fogo começou por volta das 10h20, no local conhecido como estrada Serra Bela. Descontroladas, as chamas sobem em direção ao morro do cachimbo. As causas ainda são desconhecidas. O incêndio, conforme informações preliminares, já queimaram 50 hectares de vegetação.

Veja mais imagens do incêndio

Em 2012, câmeras de segurança foram instaladas para o combate ao fogo em unidades de conservação de Minas. Os equipamentos registram imagens de toda a área da unidade de conservação.
Com 16 queimadas registradas em seus 3,9 mil hectares, o Rola-Moça está atrás apenas da Área de Proteção Ambiental (APA) Bandeiros, no Norte de Minas, que tem 24 ocorrências, e o Parque Serra Verde, também na RMBH, com 20 ocorrências.

Relembre outros incêndios

O Parque do Rola-Moça, terceira maior unidade de conservação em área urbana do Brasil, sofre com esse problema há alguns anos. Em setembro de 2011, um incêndio consumiu cerca de 80% da área total do parque. Na época, 46 bombeiros, 40 brigadistas e seis policiais militares contaram com a ajuda de dois helicópteros – o Pégasus da PM e o Guará, do Instituto Chico Mendes.

Por causa do incêndio, o abastecimento de água foi interrompido na tarde deste domingo em alguns bairros próximos ao parque e ao condomínio Retiro das Pedras, entre Brumadinho e Nova Lima. A rede elétrica foi atingida neste sábado e comprometeu o sistema que alimenta o abastecimento de água na região.

O tempo seco, reflexo da falta de chuva que persiste, apesar das previsões em contrário da meteorologia, é apontado pelos bombeiros como a causa dos vários incêndios que afetam Minas Gerais..