Jornal Estado de Minas

Precipitação atípica

Fim de semana tem volume de chuva 150% maior do que previsto para mês de julho

No domingo choveu 21 milímetros, o quarto maior volume de chuva da história de BH registrado no inverno

Luana Cruz

Uma árvore caiu na Rua Tupis, Centro de Belo Horizonte, e atingiu quatros carros. Além da queda de árvore, também foram registrados muitos acidentes nas estradas - Foto: Cristina Horta/EM/D.A Press

O fim de semana chuvoso registrou índices históricos para meteorologia em Belo Horizonte, com uma precipitação atípica para o inverno. Em três dias, choveu 39 milímetros na cidade, valor 150% maior do que o esperado para todo o mês de julho. As informações são do meteorologista do Tempo Clima Puc Minas, Dayan Diniz, com base em dados coletados na estação da Avenida Raja Gabaglia.

Veja mais fotos da queda de árvore


O balanço é a soma de 15 milímetros de sexta-feira, 3 milímetros de sábado e 21 milímetros do domingo. De acordo com Diniz, o índice de domingo é o quarto maior volume de chuva da história de BH registrado no inverno. Historicamente não chove consecutivamente em julho – um período de seca.

A previsão é de que a frente fria enfraqueça, mas ainda há instabilidade em boa parte da Região Sudeste do país. O sol vai aparecendo discretamente hoje e amanhã.

A tendência é de predomínio do sol a partir de quarta-feira e aumento das temperaturas. A mínima registrada na capital hoje foi de 12 graus e a máxima deve chegar a 18.

.