Jornal Estado de Minas

Grupo protesta contra violência policial e sumiço de adolescente em BH

Mateus de Souza Lopes, 15 anos desapareceu na Pedreira Prado Lopes, Região Noroeste de Belo Horizonte, em 16 de setembro de 2012

Luana Cruz Andréa Silva

- Foto: Edesio Ferreira/EM DA Press

Cerca de 60 manifestantes se reuniram na manhã desta terça-feira para cobrar respostas sobre o desaparecimento do adolescente Mateus de Souza Lopes, 15 anos. O jovem sumiu no dia 16 de setembro de 2012, na Pedreira Prado Lopes, Região Noroeste de Belo Horizonte, e moradores acusam a Polícia Militar de desaparecer com Mateus. O protesto intitulado “Cadê o Mateus” foi convocado pelas redes sociais e tem acompanhamento da PM, que está com sete viaturas no trecho do protesto. O grupo está em frente ao Departamento de Investigações (DI), no Bairro Lagoinha.

- Foto: Os manifestantes pretendem caminhar da porta dão DI até o local do desaparecimento, cerca de 300 metros. O protesto é contra a violência policial e em solidariedade aos amigos e familiares do Mateus.

De acordo com os organizadores, dados do Ipea mostram que os negros e as negras são as maiores vítimas da violência policial, duas vezes mais do que pessoas brancas.

Mateus é negro e tem apelido de “Ronaldão” porque é bom no futebol.



Na noite do desaparecimento comprou uma moto de um usuário de drogas com R$ 100, que ganhou de mesada do pai. No dia seguinte, rodou com a moto pelo aglomerado com outros dois amigos da mesma idade.

No fim da tarde, deixou a moto na Rua Popular, na frente de um lote vago. Por volta de 20h30, retornou com os amigos para ver a moto, quando avistou um carro da PM.

Com receio de terem sido vistos, os menores correram para a casa da avó de Mateus ali perto. Por volta de 21h30, Mateus voltou para saber se haviam rebocado a moto.

Os amigos disseram para não voltar, no entanto ele foi ao local sozinho e nunca mais foi visto. Moradores apontam a responsabilidade pelo sumiço à polícia.

- Foto: Edesio Ferreira/EM DA Press

.