Jornal Estado de Minas

Ônibus do BRT/Move pega fogo na Avenida Pedro I

O motivo do incêndio foi um problema mecânico. Aproximadamente seis passageiros estavam no ônibus no momento em que as chamas se espalharam. Ninguém se feriu

João Henrique do Vale
Testemunhas contaram que as chamas começaram na articulação do veículo - Foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press
Motoristas que passam pela a Avenida Pedro I, próximo ao Bairro Planalto, na Região de Norte de Belo Horizonte, e passageiros de um coletivo levaram um susto na noite desta segunda-feira.
Um ônibus do BRT/Move pegou fogo na pista exclusiva do sistema. Uma falha mecânica provocou as chamas que se espalharam rapidamente. Sete passageiros conseguiram sair ilesos. (Assista vídeos do incêndio no fim da reportagem)

Veja a galeria de imagens do ônibus

Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram usadas para conter o fogo. O condutor do veículo, Maurício ferreira de Limas, que faz a linha 61 (Venda Nova / Centro), informou que tudo foi muito rápido. Ele seguia no sentido Bairro / Centro quando notou algo errado no carro. “Percebi uma fumaça saindo debaixo do ônibus.
Enconstei o carro e o pessoal desceu. O fogo foi rápido e se alastrou. Nós distanciamos o máximo por causa do calor”, explicou.

Ao todo, sete passageiros estavam no ônibus. Eles desceram rapidamente e já entraram em outro coletivo que seguia atrás. O fogo começou na articulação do veículo, conhecido popularmente como sanfona. Em aproximadamente sete minutos, tomou conta de todo o carro. Segundo o aspirante do Corpo de Bombeiros, Arthur dos Santos Ferreira, o fogo se alastrou rapidamente por causa do material inflamável. “As janelas desses ônibus são vedadas. Até o vidro ser rompido, o calor fica comprimido lá dentro. Esse modelo tem muito plástico, borracha e materiais que ajudam na propagação das chamas”, disse.

O veículo foi totalmente destruído pelas chamas - Foto: Divulgação

O incêndio atraiu a atenção de curiosos e assustou as pessoas que passavam pelo local. Uma das bombas de combustível de um posto de gasolina próximo teve de ser interditada por causa do calor. “Ouvimos várias explosões.
Do motor, de alguns pneus e do ar condicionado do veículo”, disse o frentista Alexandre de Souza, de 54 anos.

Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH), o veículo que pegou fogo fazia a sua primeira viagem. O Setra reiterou que em Belo Horizonte há 215 veículos novos circulando e que essa foi a primeira vez que este tipo de problema acontece.

De acordo com a BHTrans, por volta das 18h, o trânsito nos dois sentidos da pista exclusiva de ônibus foi fechado. Por isso, os coletivos foram deslocados para a via mista.

Assista aos vídeos do incêndio








.