Jornal Estado de Minas

Polícia pede a prisão preventiva de seis suspeitos de vandalismo durante protesto em BH

A delegada Gislaine Rios adiantou que não são apenas os seis que participaram da quebradeira, mas outros pedidos de prisão devem ser feitos nos próximos dias

João Henrique do Vale Landercy Hemerson
Mascarados viraram uma viatura da Polícia Civil na porta do Detran na tarde de quinta-feira - Foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press

A Polícia Civil quer fechar o cerco contra os vândalos que depredaram prédios públicos e privados durante a manifestação realizada em Belo Horizonte nessa quinta-feira. A delegada Gislaine de Oliveira Rios, uma das responsáveis pela investigação sobre os ataques, já pediu, nesta sexta-feira, à Justiça mandado de prisão preventiva contra seis suspeitos que já foram identificados. Uma jovem, que não teve o nome divulgado, foi presa em flagrante. Ela portava uma carteira de estudante do curso de Publicidade e Propaganda de Recife.

Veja mais imagens da quebradeira

As investigações contra os manifestantes começaram antes mesmo do início do ato. De acordo com a Polícia Civil, o serviço de inteligência da corporação já estava nas ruas para monitorar o grupo. Na ação, os investigadores capturaram imagens dos vândalos nos momentos dos ataques.

A manifestação de quinta-feira começou de forma pacífica.
Aproximadamente 200 pessoas fecharam os cruzamentos das avenidas Amazonas e Afonso Pena por aproximadamente duas horas. Em seguida, caminharam em direção à Praça da Liberdade. O grupo parou em frente à sede da Prefeitura de Belo Horizonte onde picharam os muros do imóvel. A situação ficou tensa quando o grupo subiu a Avenida João Pinheiro e chegou à Praça da Liberdade. No local, a tropa de choque da PM protegeu o relógio da Copa. Jovens mascarados atiraram pedras contra os militares, que revidaram com tiros de balas de borrachas e bombas de efeito moral.

Assista vídeos do protesto

Foi neste momento que começou a quebradeira. Jovens mascarados atacaram os prédios do INSS e da biblioteca pública. A ousadia dos vândalos impressionaram que passava pela região Centro-Sul de BH. Eles entraram no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) e viraram uma viatura da Polícia Civil. Bicicletas que estão expostas para aluguel também foram danificadas.

A delegada Gislaine Rios, que faz parte da equipe que investiga os atos de vandalismo, pediu a prisão preventiva para seis envolvidos. A Polícia Civil adiantou que não são apenas os seis que participaram da quebradeira, mas outros pedidos de prisão devem ser feitos nos próximos dias.

De acordo com a delegada, os pedidos de prisão preventiva visam a condução das investigações dos seis já identificados.
Entre eles estão Karinny de Magalhães Rocha Rodrigues, que está presa Centro de Remanejamento Prisional (Ceresp) Centro-Sul, Henrique de Souza Dutra e Rhuan Joseph Campos dos Santos que estão no Ceresp Gameleira. “Pela legislação a prisão em flagrante já prevê a conversão para a preventiva”, afirma Rios.

Os outros são o médico Bruno de Almeida, de 27, o engenheiro Leandro Rios de Faria, de 28, e a enfermeira Kátia Santos Dias, de 27.

Homem foi flagrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) depredando viatura - Foto: Reprodução

Reincidente no crime

Conforme a delegada, um dos homens investigado é R.P.A, de 34 anos. Ele foi filmado durante o ato de vandalismo contra a viatura da Polícia Civil. O homem é reincidente neste tipo de crime. No ano passado, foi autuado por incitação ao crime e formação de milícia ao ser abordado na Praça Sete durante uma manifestação no Dia da Independência.

Vídeos mostram viatura sendo destruída




.