Jornal Estado de Minas

Detran-MG se organiza para cercar infrações dos turistas em BH

O momento será de atenção às ocorrências relacionadas a documentação irregular, excesso de velocidade e bebida associada à direção

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri Guilherme Paranaiba
Delegados e inspetores da Coordenação de Operações Policiais (COP) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) estão reunidos nesta sexta-feira para organizar estratégias para cercar as infrações dos turistas durante a Copa do Mundo em Belo Horizonte.
O momento será de atenção às ocorrências relacionadas a documentação irregular, excesso de velocidade e bebida associada à direção.

Dos 32 países que vão participar do Mundial, apenas o Japão e a Nigéria não têm tratados como Brasil para liberar ao motorista dirigir usando a carteira de habilitação do país de origem. Isso significa que os japoneses e nigerianos precisam de carteira brasileira para dirigir em nosso território.

Sobre as multas, em qualquer tipo de inflação, ficará a cargo dos órgãos de Fazenda enviar a notificação ao condutor no país de origem. Se um turista argentino estiver com carro de placa estrangeira e passar em algum radar acima da velocidade permitida em avenida de BH, a prefeitura deve providenciar a cobrança na Argentina. Se o carro for alugado, com placa do Brasil, as locadoras se encarregam da cobrança.

A Polícia Civil oficializou a informação de que o plantão da COP - atualmente realizado na Avenida João Pinheiro, 417, Bairro Funcionários – vai funcionar na Delegacia Especializada de Investigação de Furto e Roubo de Veículos - Rua Uberaba, 175, Barro Preto - longe da contingência do Centro de BH. A Polícia Civil informou também que no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) haverá tradutores para ajudar no registro e andamento de ocorrências onde houver demanda de informações em outras línguas.
.