Jornal Estado de Minas

Dois dias depois de explosão que danificou ponte, MG-262 continua interditada

Veículo pegou fogo depois de bater em ponte sobre o Rio Gualaxo. Estrutura de concreto ficou danificada e demanda avaliação do DER-MG

Clarisse Souza
Motorista morreu depois de perder o controle de caminhão-tanque, que bateu em ponte e explodiu - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


Já dura mais de dois dias a interdição da MG-262, entre os municípios de Mariana, na Região Central do estado, e Ponte Nova, na Zona da Mata mineira. A rodovia está fechada desde a tarde de sexta-feira, quando um caminhão-tanque explodiu e danificou a ponte que passa sobre o Rio Gualaxo, na altura do km 44. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), ainda não há previsão de liberação da via, já que foi constatado dano na estrutura de concreto que demanda vistoria a ser feita por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o que só deve ocorrer durante a semana.

Segundo informações de Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, a principal suspeita é de que o motorista do veículo tenha perdido o controle da direção. O caminhão tanque bateu na mureta de proteção da ponte e explodiu antes de cair no leito do rio, conforme explicou o cabo Fernando Otávio de Andrade, da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros de Ouro Preto. ““Quando chegamos, nos deparamos com a cabeceira direita da estrutura, no sentido Ponte Nova, danificada e preta por causa da fumaça. No entorno, cerca de 500 metros quadrados de vegetação estavam queimados”, afirma.

No fim da manhã de ontem, os bombeiros localizaram o corpo do caminhoneiro, conforme informou a PMRv. Como houve derramamento de combustível, os militares tiveram muita dificuldade em localizar a vítima, já que durante o resgate o material inflamável voltou a pegar fogo algumas vezes e foram registradas outras explosões em menor escala.

Desvios

Por causa dos danos à estrutura da ponte, motoristas que passam pelo trecho precisaram usar um desvio passando por Santa Barbara e Barão de Cocais.
Outra alternativa era retornar a Belo Horizonte e pegar a BR-381 no sentido Vitória para chegar a Ponte Nova. .