Jornal Estado de Minas

Paralisação de terceirizados da SLU atrapalha coleta de lixo; grupo faz manifestação

Todos os bairros da Região Centro-Sul e Leste estão sem coleta domiciliar. Um grupo de garis já se reúne em frente à Gerencia Regional de Limpeza Urbana. Outra parte faz manifestação na BR-040

Protesto na Av. dos Andradas - Foto: Edesio Ferreira/EM DA Press
Uma nova paralisação de funcionários terceirizados da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) voltou a afetar a coleta de lixo em Belo Horizonte. Na noite dessa segunda-feira, pouco mais de duas semanas após a categoria reivindicar reajuste salarial, os garis voltaram a protestar. Segundo a SLU, todos os bairros da Região Centro-Sul e Leste não tiveram coleta domiciliar. Calcula-se que somente 40% da coleta foi feita em toda a cidade.

Na manhã desta terça-feira, um grupo de garis já se reúne em frente à Gerencia Regional de Limpeza Urbana, na Avenida dos Andradas, no Bairro Floresta, Região Leste de BH. Os trabalhadores vão seguir para a Praça da Estação, onde devem se juntar aos servidores públicos em assembleia que discute campanha salarial.

Parte dos funcionários faz manifestação na BR-040, em Contagem, na Grande BH. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas a faixa da esquerda está liberada no sentido BH/Sete Lagoas. São cerca de 50 manifestantes que queimaram pneus.
A SLU informou que traça um plano contingencial para minimizar os efeitos da paralisação.

Lixo espalhado esta manhã na Avenida Getúlio Vargas, no Funcionários - Foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press.