Jornal Estado de Minas

Chargista esportivo mineiro Afo morre neste sábado

Afo era chargista há 45 anos e colaborava para o Estado de Minas há 25

Gabriel Ronan*
- Foto: Cristina Horta/Estado de Minas - 13/10/2005O chargista do Estado de Minas Afonso Celso Duarte, o Afo, conhecido por suas tirinhas para o caderno de Esportes, faleceu neste sábado em Belo Horizonte.
O velório está marcado para as 18h no cemitério Parque da Colina e o enterro irá acontecer às 11h, no mesmo local.

A causa da morte foi uma síndrome hepático renal. O desenhista lutava contra a Hepatite C há mais de uma década. A doença se agravou nos últimos meses e há cerca de um mês sua tirinha deixou de ser publicada diariamente.

Para o editor de esportes do Estado de Minas, Cláudio Arreguy, o chargista foi um craque no ofício. "O Afo dominava como poucos a arte de criticar sem ofender, sem partir para o lado pessoal. Ele conseguia provocar mais humor que irritação". A ironia, a genialidade e a sutileza do artista são características que ficarão marcadas na história do jornal e segundo Arreguy, deixarão saudades.
"No momento em que a Copa do Mundo se aproxima, só podemos lamentar essa grande perda para o esporte e para o jornalismo", completou.

Afo tinha 72 anos e por mais de 25 colaborou como chargista para o Estado de Minas. O primeiro trabalho na área aconteceu em 1969, para o extinto 'O Diário', de Belo Horizonte. Antes de começar no EM, Afo também colaborou para o 'Diário de Minas'. Atualmente, suas charges compunham o caderno de Esportes diariamente e a página 'Gandula' do Jornal Aqui, em parceria com Son Salvador.

- Foto:

Veja mais tirinhas de Afo

O chargista era torcedor do América Futebol Clube e tentava incluir assuntos variados em suas tirinhas, sempre com uma pitada de humor ácido..