Jornal Estado de Minas

Agente dopou colegas e teve ajuda do irmão no roubo de 45 armas da Central de Escoltas

Polícia Civil apresentou quatro envolvidos no crime, um agente penitenciário e o irmão dele são apontados como executores. Eles levaram as armas em um carro

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri Guilherme Paranaiba

Da esquerda para a direita estão os presos: Marcos, Wanderley, Arthur e Washington - Foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press

O agente penitenciário que tramou o roubo de armas 45 da Central Integrada de Escoltas, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, dopou os colegas de trabalho com um tranquilizante (clonazepam) e contou com a ajuda do irmão para executar o crime. O servidor está preso, assim como outros três envolvidos no roubo. Na manhã desta quarta-feira, a Divisão de Operações Especiais (Deoesp) deu detalhes do caso, informando a função de cada envolvido e do planejamento da ação.

De acordo com a polícia, o articulador do roubo é o agente Marcos Antônio Rodrigues Oliveira, 38 anos, que trabalha na Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) há 11 anos – quatro como contratado e sete como concursado. Três dias antes do roubo, ele chamou o irmão Arthur Rodrigues Oliveira Nogueira, 23 anos, para participar do crime e posteriormente lucrar com a venda das armas. De acordo com cálculos da polícia, se tivessem conseguido ir até o fim com a comercialização do arsenal roubado poderiam levantar até R$ 248 mil. No entanto, todo o plano acabou frustrado.

Arthur aceitou participar do roubo. No dia 23 de março, um domingo, Marcos levou para o plantão da Central de Escoltas uma salada de frutas, que preparou para os colegas logo depois do almoço.

Ele deu a comida a todos, sem usar tranquilizantes. No jantar, Marcos repetiu a gentileza e preparou novamente a salada para os agentes do plantão. Segundo a polícia, tudo indica que Marcos dissolveu o medicamento, colocou no lanche o e nos copos com suco de limão que os colegas beberam.

A polícia tem um laudo pericial que comprova a presença do remédio nos copos, pois conseguiu recolher vestígios no local do crime. O “batismo” da salada de frutas ainda é uma hipótese, que pode ser comprovada em breve com o resultado de outro laudo pericial dos exames de urina e sangue dos profissionais dopados. Marcos tentou eliminar as provas na Central, jogando fora todos os recipientes com salada de frutas, mas os copos não fugiram à análise da perícia.

Momento do roubo

Por volta de 21h, os oito agentes começaram a passar mal devido ao efeito do tranquilizante. A princípio, a polícia descarta a participação desses outros servidores no crime, mas ainda aguarda laudo que definirá quais substâncias cada um ingeriu e a quantidade.

Uma turma de três agentes plantão precisou sair para uma diligência: o transporte de um preso para uma delegacia em Ribeirão das Neves, onde o albergado assinaria um documento. Eles passaram mal no caminho e precisaram até trocar o motorista da viatura. Quando retornaram para a Central de Escoltas, por volta de 22h, não demoraram para ficar desacordados.

Quando os colegas estavam sonolentos, Marcos ligou para o Arthur e falou a senha previamente combinada - “tudo bem com a mãe”. Essa era a frase chave para Arthur iniciar a participação no crime.
Ele saiu de casa, no Bairro Veneza, com o Fiat Palio do irmão e foi até a Central. Mais cedo, durante a tarde, Arthur foi de moto ao estacionamento da Central para pegar o carro do irmão. Ele deixou a moto no pátio e levou o veículo, conforme o plano para o roubo mais tarde.

Enquanto a turma dormia, Arthur e Marcos recolheram as armas no depósito. Eles fizeram dez viagens até o veículo carregando as submetralhadoras e pistolas. Logo depois, Arthur seguiu com o arsenal para o Bairro Veneza, onde distribuiu tudo em dois endereços - 10 pistolas no terreno da família onde também moram a mãe e a esposa de Marcos e o restante na casa do pedreiro Sandro Bispo dos Santos, 35 anos. Ele ainda é procurado pela polícia, porque não foi encontrado durante a operação da última segunda-feira, que culminou com a apreensão de 39 armas roubadas.

Na manhã do dia 24, quando o crime foi descoberto, Marcos estava com os colegas na Central. Também foi recolhida urina dele para exames, em que a polícia vai entender se ele comeu e bebeu o mesmo medicamento dos colegas para disfarçar o crime.

Operação

Na ação policial, ainda foi apreendida uma pistola que estava na casa de Wanderley Metzker, 45 anos.
Conforme o Deoesp, o homem comprou a arma por R$ 4,5 mil. Também foi preso Washington Luiz Soares, 48 anos, identificado pela polícia com intermediador da venda de armas. Ele seria o responsável por articular a comercialização do material roubado pelo agente penitenciário.

No fim da operação, a polícia recuperou 33 pistolas calibre .40, seis submetralhadoras .40, 97 carregadores, 1.508 munições e o Palio usado no roubo. Uma pistola também foi apreendida pela PM no último sábado em uma ocorrência no Bairro Veneza, somando assim 40 armas recuperadas das 45 roubadas.

Laudos


A Polícia Civil informou que trabalha nesta investigação com quatro tipos de provas técnicas - um exame feito com materiais recolhidos pela perícia no local do crime (ainda não concluído), laudo de material encontrado no suco (já está concluído), laudo de exames de urina e sangue dos agentes (ainda não concluído) e o resultado de perícia nas armas (ainda não concluído).

Todos agentes penitenciários que estavam na Central no dia do roubo estão afastados por 30 dias e a Seds agora vai avaliar com a Corregedoria se eles já podem voltar ao trabalho. Marcos está preso em São Joaquim de Bicas. Arthur, Wanderley e Washington estão detidos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.

Marcos Antônio Rodrigues Oliveira, 38 anos, passou mal durante apresentação da polícia e precisou ser carregado - Foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press

Relembre

Entre a noite do dia 23 e madrugada do dia 24 bandidos invadiram o prédio do sistema prisional de Minas Gerais, perto do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. Nove agentes penitenciários que faziam a segurança do local foram encontrados dopados. As forças de segurança montaram uma megaoperação para prender o grupo. A Polícia Militar registrou ocorrência e a Polícia Civil foi até o local inspecionar os alimentos ingeridos. A Central de Escoltas é um espaço onde fica uma equipe especial de agentes penitenciários responsáveis por escoltar presos, agilizando transferências e encaminhando-os até delegacias, hospitais e fóruns. No dia, o então governador Antonio Anastasia determinou prioridade na captura e recuperação do armamento. Ele classificou o caso como “inusitado e bizarro” e já suspeitava da participação de funcionários do local.

.