Jornal Estado de Minas

Metrominas abre licitação para criar sistema de transporte sobre trilhos entre Betim e Contagem

Segundo a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), o sistema não será, necessariamente, o metrô. Os serviços estão orçados em R$ 13,5 milhões

João Henrique do Vale
Um sonho antigo de moradores de Contagem e Betim, na Grande BH, começa a se concretizar.
A Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A (Metrominas) publicou no último sábado aviso de licitação para a contratação de projeto de engenharia de um novo transporte de passageiros entre os dois municípios. O novo sistema deverá ser sobre trilhos, porém, segundo a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), não será, necessariamente, o metrô. Os serviços estão orçados em R$ 13,5 milhões.

A empresa ganhadora será conhecida em 16 de junho, quando serão abertas as propostas na sede da Setop. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no segundo semestre. O prazo para a conclusão é de 365 dias a partir da ordem de início.

A licitação prevê a elaboração de estudo de demanda para o trecho Novo Eldorado / Betim. Para isso, a Metrominas fornecerá a base de dados da pesquisa origem destino de 2012 da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O documento deve contemplar alternativas de traçado, localização das estações e tecnologia a ser adotada.

No estudo, a empresa terá que elencar a alternativa de traçado e tecnologia a ser em adotadas contendo os critérios de estimativa de custos, extensão da área total a ser desapropriada, demanda atraída, tempo de construção, tempo de viagem e impacto ambiental para cada alternativa de traçado e definição de tecnologia proposto.

O trecho entre Novo Eldorado / Betim, conforme o edital, terá aproximadamente 20,5 quilômetros de linha e oito estações..