Jornal Estado de Minas

Licitação para obra em terreno de prédio que desabou no Caiçara é finalizada depois de dois anos

O resultado foi divulgado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira

João Henrique do Vale
No desabamento, um homem morreu e oito famílias ficaram desabrigadas - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press

A licitação para as obras de estabilização do terreno de um prédio que desabou na Rua Passa Quatro, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte, foi finalizada nesta quarta-feira. O resultado foi divulgado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) de hoje, mais de dois anos depois que o imóvel caiu. O incidente aconteceu em 2 de janeiro de 2012 e deixou uma pessoa morta e outra ferida.

Veja mais imagens do desabamento

Conforme o texto publicado no DOM, três empresas foram classificadas para executar as obras. Em primeiro lugar ficou a Novus Engenharia Ltda, que ofertou o menor preço global para fazer as intervenções. Depois ficou a Construtora Itamaracá Ltda e a Paineira Engenharia Ltda. O custo da contenção, conforme a Prefeitura, será em torno de R$2,9 milhões.

O processo ainda cabe recurso.
Depois que esgotar todas as tratativas, será publicada a ordem de serviço. A empresa vencedora terá, a partir deste dia, seis meses para executar as obras.

Relembre o caso

O prédio de dois andares e dois blocos desabou em 2 de janeiro de 2012 durante uma forte chuva que caiu na capital mineira. O imóvel tinha oito apartamentos em cada bloco. Um casal acabou soterrado. A mulher, Marisa Cunha de Moraes, de 46 anos, foi resgatada com diversos ferimentos e levada para o Hospital João XXIII. O esposo dela, Janilson Aparecido de Moraes, de 40, chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do Hospital Odilon Behrens.

O tragédia ainda poderia ser maior. Uma viatura da Polícia Militar fazia ronda na região minutos antes do incidente e os militares foram alertados por uma moradora que pediu ajuda. Ao descerem do veículo ouviram ruídos e ajudaram retirar algumas pessoas do imóvel. Ao todo, os policiais retiraram 11 pessoas, sendo duas crianças que estava sozinhas em um apartamento.

Três engenheiros foram indiciados pela Polícia Civil, apontados como responsáveis pelo desabamento. Os três profissionais, um deles contratado pela prefeitura para fazer obras de drenagem no quarteirão onde o imóvel estava localizado, vão responder por homicídio e lesão corporal culposos, - quando não há a intenção de cometer o ato -, e crime de desabamento.
Segundo o delegado Rodrigo Damiano, os três foram imprudentes na atividade profissional. Eles podem pegar até seis anos de prisão. .